$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: SISTEMA AUTOMÁTICO DE LEITURA E ANÁLISE DE MEDIDAS ESTRUTURAIS (PROJETO S.A.L.A.M.E) - ESTUDO DO HARDWARE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WALTER CELSO DE LIMA

Colaborador(es):  ANTONIO LUIZ PIMENTEL DE MESQUITA - Orientador
Número do Conteúdo: 14211
Catalogação:  22/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14211@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14211@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14211

Resumo:
O presente trabalho apresenta o projeto do sistema necessário à automatização do atual processo de medidas em modelos estruturais, feitas no laboratório de Estruturas, Departamento de Engenharia Civil da EGGE. Atualmente, o sistema usado requer um grande número de cálculos para a determinação das tensões e deformações de um modelo de uma estrutura real. Usa-se um sistema de pontes de medida com extensômetros chaveados manualmente, sistema este acoplado a um amplificador e um galvanômetro que fornece as medidas das deformações na estrutura do modelo. Os cálculos feitos a partir daí visam transformar as deformações lidas sobre o modelo em tensões mecânicas sobre a estrutura real. Devido ao grande número de pontos de medida e do cálculo que envolve cada ponto, sentiu-se a necessidade e se usar um computador digital acoplado ao sistema. No capítulo I justificou-se o porquê da opção por um sistema on line em tempo real. A seqüência do projeto obedeceu à seqüência do sinal de informação, tendo se procurado dar um caráter didático à redação do trabalho. Este se restringiu ao hardware do sistema, tanto da parte analógica como da digital. No capítulo II estudou-se o trandutor usado, principalmente os problemas encontrados como o uso de extensômetros no sistema proposto. Ressalte-se os problemas encontrados com a variação de temperatura no desempenho dos extensômetros e os dos cálculos feitos sobre o tempo de resposta de um extensômetro. O capítulo III foi dedicado ao estudo da ponte de medida e dos circuitos ligados à mesma. Depois de uma análise matemática do circuito da ponte com extensômetros (itens. 3.1 a 3.4) fez-se uma análise da compensação de temperatura (item 3.5). Em seguida calculou-se experimental e analiticamente o tempo de refrigeração de extensômetros (3.7). A opção da alimentação das pontes em CC ou GA foi estudada e a escolha justificada no item 3.8. O equipamento existente é estudado no item 3.9 e Anexo I, principalmente, sob o ponto de vista do sistema automatizado. A calibração do sistema, seu principio e modo de operação, é entrada no item 3.11. O capítulo IV versa sobre o sistema de chaveamento. Depois de uma introdução ao problema (item 4.1) fez-se uma opção e justificação em relação ao equipamento a se usado no sistema ( itens 4.2 e 4.3) acompanhada da descrição do equipamento escolhido (item 4.4). Em seguida fez-se um projeto de um adaptador dos pulsos provenientes do computador que deve controlar o chaveamento automático (item 4.5). Finalmente o item 4.6 faz a descrição do amplificador de medida existente e sua adaptação ao sistema. O capítulo V é um estudo resumido sobre os conversores análogo digitais. Depois de se estudar os vários tipos de conversão, optou-se por um equipamento. Em seguida foram descritas as necessidades para a interface que liga o sinal de medida já digitalizada ao computador. O capítulo VI apresenta as conclusões e o cálculo do custo do sistema bem como sugestões para o desenvolvimento de trabalhos futuros.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui