INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO DE NÍVEL TÉCNICO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA SOUZA ANTUNES

Colaborador(es):  SANDRA REGINA DA ROCHA PINTO - Orientador
Número do Conteúdo: 14173
Catalogação:  17/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14173@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14173

Resumo:
A presente dissertação de mestrado, intitulada Desenvolvimento de Competências em Instituições de Ensino de Nível Técnico, tem como objetivo principal verificar se o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas estaduais está alinhado com as demandas do mercado de trabalho, conforme as Diretrizes divulgadas pelo Ministério da Educação, considerando-se as perspectivas das escolas técnicas estaduais (agentes formadores) e do mercado de trabalho (agentes empregadores). Além disso, esse trabalho visa a contribuir com o Programa Prioridade-Rio - Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro com fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ, intencionando auxiliar numa formação mais sintonizada com as exigências do mercado. Quanto à metodologia utilizada, adotou-se para este estudo o método de pesquisa qualitativo de caráter exploratório por meio de pesquisas de campo, bibliográfica, telematizada e documental. A principal fonte de coleta de dados foi o conteúdo das entrevistas transcritas, com as respectivas percepções e entendimentos dos entrevistados acerca do desenvolvimento de competências dos alunos das Instituições de Ensino Técnico. Ao todo foram entrevistadas vinte e sete pessoas, sendo cinco da Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC), três das duas empresas que representaram o mercado de trabalho e vinte das escolas técnicas estaduais localizadas em diferentes municípios do estado do Rio de Janeiro: a Escola Técnica Henrique Lage, em Niterói, a Escola Técnica Ferreira Viana, no Rio de Janeiro e a Escola Técnica João Luiz do Nascimento, em Nova Iguaçu. Na análise das entrevistas e discussão dos resultados, o conteúdo as entrevistas foi subdivido em cinco categorias, a saber: Relação das Escolas Técnicas Estaduais com o Mercado empregador, Concepção de Competências dos Técnicos, Formação Técnica, Configuração do Papel do Ensino Técnico, Construção da Matriz Curricular por Competência, a partir das quais foram identificados os fatores facilitadores e as barreiras que devem ser transpostas para o desenvolvimento de competências dos alunos das escolas técnicas de modo a atender as demandas do mercado de trabalho.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui