INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ANATOMIA E FISIOLOGIA DE UM ESTÁGIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): PRISCILA ANDRADE MAGALHAES RODRIGUES

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Catalogação:  14/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14119@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14119@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14119

Resumo:
A pesquisa procura investigar como um estágio supervisionado na formação de professores acontece em uma escola de educação básica. Este estudo tem como base o projeto O estágio nos cursos de formação de professores como uma via de mão dupla entre universidade e escola, que buscou juntar todos os envolvidos no estágio - estagiários, professores supervisores de estágio e professores regentes - para a discussão conjunta sobre o papel do estágio na formação de futuros docentes. Os sujeitos centrais desta pesquisa são aqueles envolvidos nesse projeto, em seu primeiro semestre de desenvolvimento, ao redor de dois cursos de formação de professores da PUC-Rio, Geografia e Letras (Português-Inglês), e de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foram entrevistados oito estagiários, quatro professores supervisores de estágio, dois professores regentes e a diretora da escola. Durante dois meses, as aulas dos dois professores regentes, das respectivas licenciaturas, foram observadas com e sem a presença de seus estagiários. Além disso, as reuniões e encontros com todos os envolvidos foram acompanhados, na tentativa de entender como o estágio se desenvolvia em todas as suas dimensões. A literatura que entende a escola como espaço real da formação inicial e continuada e do desenvolvimento profissional de professores, como se observa em Nóvoa, Perrenoud, Canário, Roldão, Tardif, Lüdke, entre outros, dá sustentação à pesquisa, juntamente com a literatura sobre estágio de Ghedin, Pimenta e Lima. A análise do estágio já foi feita pelos trabalhos de Cardozo (2003) e Albuquerque (2007), um pela ótica dos alunos estagiários, outro pela ótica dos professores regentes. A presente dissertação analisa o estágio supervisionado pela ótica da escola, contribuindo, assim, para sua análise do estágio em três diferentes perspectivas. As constatações indicam que o estágio, no contexto aqui estudado, constitui rica possibilidade de troca entre os envolvidos, mobilizando todos, inclusive os alunos da escola, ou seja, provocando algum tipo de movimento interno de cada sujeito. O estágio observado revelou-se também como mais significativo e menos burocrático para os estudantes, favorecendo a imersão desses futuros professores em seu contexto de trabalho. Constata-se ainda que a aproximação entre todos os sujeitos, estagiários, supervisores de estágio e professores da escola, em uma proposta conjunta de estágio, permite entender o cruzamento de saberes entre universidade e escola. A adesão de todos os envolvidos no estágio a um projeto comum abre possibilidades para se pensar em futuras propostas de formação docente em real colaboração entre estas duas instituições formadoras de professores.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui