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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ANATOMIA E FISIOLOGIA DE UM ESTÁGIO Autor: PRISCILA ANDRADE M RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14119
Catalogação: 14/09/2009 Liberação: 14/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14119@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14119@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14119
Resumo:
Título: ANATOMIA E FISIOLOGIA DE UM ESTÁGIO Autor: PRISCILA ANDRADE M RODRIGUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Colaborador(es): MENGA LUDKE - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14119
Catalogação: 14/09/2009 Liberação: 14/09/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14119@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14119@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14119
Resumo:
A pesquisa procura investigar como um estágio supervisionado na formação
de professores acontece em uma escola de educação básica. Este estudo tem como
base o projeto O estágio nos cursos de formação de professores como uma via de
mão dupla entre universidade e escola, que buscou juntar todos os envolvidos no
estágio - estagiários, professores supervisores de estágio e professores regentes
- para a discussão conjunta sobre o papel do estágio na formação de futuros
docentes. Os sujeitos centrais desta pesquisa são aqueles envolvidos nesse projeto,
em seu primeiro semestre de desenvolvimento, ao redor de dois cursos de
formação de professores da PUC-Rio, Geografia e Letras (Português-Inglês), e de
uma escola municipal do Rio de Janeiro. Foram entrevistados oito estagiários,
quatro professores supervisores de estágio, dois professores regentes e a diretora
da escola. Durante dois meses, as aulas dos dois professores regentes, das
respectivas licenciaturas, foram observadas com e sem a presença de seus
estagiários. Além disso, as reuniões e encontros com todos os envolvidos foram
acompanhados, na tentativa de entender como o estágio se desenvolvia em todas
as suas dimensões. A literatura que entende a escola como espaço real da
formação inicial e continuada e do desenvolvimento profissional de professores,
como se observa em Nóvoa, Perrenoud, Canário, Roldão, Tardif, Lüdke, entre
outros, dá sustentação à pesquisa, juntamente com a literatura sobre estágio de
Ghedin, Pimenta e Lima. A análise do estágio já foi feita pelos trabalhos de
Cardozo (2003) e Albuquerque (2007), um pela ótica dos alunos estagiários, outro
pela ótica dos professores regentes. A presente dissertação analisa o estágio
supervisionado pela ótica da escola, contribuindo, assim, para sua análise do
estágio em três diferentes perspectivas. As constatações indicam que o estágio, no
contexto aqui estudado, constitui rica possibilidade de troca entre os envolvidos,
mobilizando todos, inclusive os alunos da escola, ou seja, provocando algum tipo
de movimento interno de cada sujeito. O estágio observado revelou-se também
como mais significativo e menos burocrático para os estudantes, favorecendo a
imersão desses futuros professores em seu contexto de trabalho. Constata-se ainda
que a aproximação entre todos os sujeitos, estagiários, supervisores de estágio e
professores da escola, em uma proposta conjunta de estágio, permite entender o
cruzamento de saberes entre universidade e escola. A adesão de todos os
envolvidos no estágio a um projeto comum abre possibilidades para se pensar em
futuras propostas de formação docente em real colaboração entre estas duas
instituições formadoras de professores.