INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: IMPACTOS AMBIENTAIS PROVENIENTES DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE TELECOMUNICAÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): JORGE FERNANDES DE MORAIS

Colaborador(es):  GLAUCIO LIMA SIQUEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 14104
Catalogação:  10/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14104@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14104@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14104

Resumo:
Muito tempo se passou até que o homem começasse a perceber que o desenvolvimento trazia consigo, além de uma vida mais confortável, prática e cômoda, também impactos predatórios à natureza. Nesse cenário, as telecomunicações, mesmo consistindo de um sistema de mecanismos de desenvolvimento limpo, também contribuem com elementos nocivos ao meio ambiente. Muitos dos impactos ainda estão sendo pesquisados e outros, já identificados, são objetos de normas e leis nacionais e internacionais. Tentando minimizar essas situações, através de políticas ambientais, fabricantes e empresas do setor procuram implantar paliativos, conseguindo, inclusive, melhorar o seu desempenho financeiro. Ao mesmo tempo, em regiões urbanas e remotas, os sistemas de telecomunicações são instrumentos importantes no controle e monitoramento de recursos ambientais, com diversos objetivos. Além do mais, é inquestionável o uso dessa tecnologia em prol da produtividade, conforto e bem estar do ser humano, imputando ao seu cotidiano uma dinâmica, que seria impossível sem ela. O objetivo desse trabalho de dissertação de mestrado é analisar as principais formas de impactos dos sistemas de telecomunicações sobre as formas de vida na Terra, como, por exemplo, efeitos da poluição do espaço, do solo e do ar, impactos visuais no panorama das cidades, bem como a utilização dessa tecnologia em projetos com fins ecológicos. Tem-se como objetivo principal apresentar os impactos positivos e negativos no meio ambiente causados pelas novas tecnologias de telecomunicações. O presente trabalho poderá servir de alerta às entidades envolvidas no processo e colaborar na tomada de decisões, nos âmbitos de engenharia e normativos, visando dar maior sustentabilidade, do ponto de vista ambiental, aos sistemas de telecomunicações existentes e futuros.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui