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Título: A IMAGO DEI NA ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA DE WOLFHART PANNENBERG
Autor: FIRMINO WAGNER GOMES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  MARIO DE FRANCA MIRANDA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 14069
Catalogação:  03/09/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14069@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14069@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14069

Resumo:
O presente estudo busca, através da antropologia teológica de Wolfhart Pannenberg, aprofundar o conteúdo da doutrina da imago Dei e sistematizá-la. Para alcançar tal objetivo este trabalho, logo em sua introdução, elencará algumas informações a respeito da pessoa, da vida e da teologia de Wolfhart Pannenberg. Numa segunda etapa nos aproximaremos de nosso tema, fazendo um percurso histórico que visará apresentar um pouco como se deu a tematização da doutrina da imago Dei em alguns momentos da história do pensamento cristão. Em seguida, iniciaremos outra etapa e aprofundaremos o pensamento antropológico de nosso autor, observando as linhas gerais de sua antropologia. Mais precisamente os seus pressupostos antropológicos que exprimem a sua visão da realidade humana e os seus pressupostos teológicos que consistem na sua interpretação teológica das características ontológicas do ser humano. Interpretação que se dá a partir de uma leitura bíblica panorâmica e da reflexão teológica na história. Essas informações nos fornecerão os subsídios necessários para compreendermos a doutrina da imago Dei em sua teologia e assim nos permitirão chegar na quarta etapa de nosso trabalho, quando veremos os seus posicionamentos. Inicialmente explicitaremos porque a seu ver o homem está numa posição de destaque em relação às demais criaturas, em seguida veremos porque Pannenberg entende Adão como a imago Dei cópia e qual é na sua visão a implicação da imago Dei na existência de Adão. Na segunda parte do quarto capítulo, veremos os motivos que levam Pannenberg a afirmar que Jesus Cristo é a verdadeira imagem de Deus, ou seja, a imagem-modelo. Raciocínio que faz com que na sua antropologia teológica Jesus Cristo seja compreendido como o autêntico homem. Outra questão que levantaremos nesta segunda parte da quarta etapa é a importância que nosso autor dá à condição filial de Jesus, fato que está profundamente ligado na sua compreensão da eficácia salvífica da sua missão ordenada pelo Pai, de reconciliar o mundo. Fazendo com que todo homem através da ação do Espírito seja capaz de desfrutar de uma comunhão amorosa com Deus, e desta forma alcançar o destino que foi determinado em sua criação segundo a imagem divina.

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CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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