INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: UM SISTEMA PARA DETERMINAÇÃO DE MODELOS DE BIELAS E TIRANTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELCIO CASSIMIRO ALVES

Colaborador(es):  LUIZ ELOY VAZ - Orientador
MARTA DE SOUZA LIMA VELASCO - Orientador
Número do Conteúdo: 1404
Catalogação:  28/03/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1404@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1404@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1404@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1404

Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma formulação e um sistema que seja uma ferramenta auxiliar para o engenheiro de projeto na definição de modelos de bielas e tirantes de estruturas bi-dimensionais. No sistema desenvolvido o usuário pode partir de um modelo complexo, com um número grande de barras nas mais variadas direções. Essa solução inicial pode se basear nos resultados em tensão de uma análise linear elástica por elementos finitos e na experiência do projetista. Todavia, como o usuário terá muitas dúvidas quanto ao melhor modelo as ser usado, ele pode superpor no modelo inicial todas as soluções que achar possíveis. A função do sistema é escolher entre todas as soluções admissíveis (aquelas que respeitam equilíbrio e resistência) a que for mais econômica. Define-se como solução mais econômica aquela que corresponder ao menor consumo de armadura. A formulação do problema conduz a um problema de Programação Linear (PL) e o programa LINDO [2] é utilizado para resolvê-lo. A visualização do modelo é também parte do sistema desenvolvido e é feito a partir dos resultados gerados pelo programa LINDO. O trabalho se divide basicamente em três partes. Na primeira parte é feita uma revisão sobre modelos de bielas e tirantes e sobre fundamentos de programação linear. A segunda parte consta da formulação do problema e por ultimo os resultados do programa são comparados com aqueles fornecidos pela literatura. A ferramenta desenvolvida neste trabalho pode ser de grande utilidade para a definição de modelos de bielas e tirantes mas ela nem de longe tem a pretensão de substituir a experiência, a intuição e o bom senso do engenheiro de projeto que deve sempre prevalecer, inclusive na análise crítica dos resultados do programa.

Descrição Arquivo
CAPA  PDF  
AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO, LISTA DE SÍMBOLOS, FIGURAS E TABELAS  PDF  
CAPÍTULO 1  PDF  
CAPÍTULO 2  PDF  
CAPÍTULO 3  PDF  
CAPÍTULO 4  PDF  
CAPÍTULO 5.1  PDF  
CAPÍTULO 5.2  PDF  
CAPÍTULO 5.3  PDF  
CAPÍTULO 5.4  PDF  
CAPÍTULO 5.5  PDF  
CAPÍTULO 6  PDF  
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui