$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: DESCOBERTA DE CONHECIMENTO EM HISTÓRICOS CRIMINAIS: ALGORITMOS E SISTEMAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ISNARD THOMAS MARTINS

Colaborador(es):  SILVIO HAMACHER - Orientador
Número do Conteúdo: 14011
Catalogação:  25/08/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14011@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=14011@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.14011

Resumo:
Esta Tese propõe uma metodologia para extração de conhecimento em bases de históricos criminais. A abrangência da metodologia proposta envolve todo o ciclo de tratamento dos históricos criminais, desde a extração de radicais temáticos, passando pela construção de dicionários especializados para apoio à extração de entidades até o desenvolvimento de cenários criminais em formato de uma matriz de relacionamentos. Os cenários são convertidos em Mapas de Inteligência destinados à análise de vínculos criminais e descoberta de conhecimento para investigação e elucidação de delitos. Os Mapas de Inteligência extraídos são representados por redes de vínculos, posteriormente tratados como um grafo capacitado. Análises de associações extraídas serão desenvolvidas, utilizando métodos de caminho mais curto em grafos, mapas neurais autoorganizáveis e indicadores de relacionamentos sociais. O método proposto nesta pesquisa permite a visão de indícios ocultos pela complexidade das informações textuais e a descoberta de conhecimento entre associações criminais aplicando-se algoritmos híbridos. A metodologia proposta foi testada utilizando bases de documentos criminais referentes à quadrilhas de narcotraficantes e casos de crimes de maior comoção social ocorridos no Rio de Janeiro entre 1999 e 2003.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui