$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ASPECTOS VERBAIS E NÃO-VERBAIS EM PEDIDOS DE INFORMAÇÃO NO PORTUGUÊS DO BRASIL: UMA APLICABILIDADE AO ENSINO DE PL2E
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): MARIANA SCHULTZ MOREEUW

Colaborador(es):  ADRIANA FERREIRA DE SOUSA DE ALBUQUERQUE - Orientador
Número do Conteúdo: 13999
Catalogação:  20/08/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13999@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13999@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13999

Resumo:
O presente trabalho tem o objetivo de mostrar os aspectos verbais e nãoverbais em pedidos de informação no português do Brasil. Para tal, a base teórica deste estudo concentrou-se nos conceitos da Pragmática - a Teoria dos Atos de Fala e a Sociolinguística Interacional; nos conceitos da Antropologia Social e do Interculturalismo. A análise de dados baseia-se em um corpus formulado por estudantes de uma universidade da Zona Sul do Rio de Janeiro, no qual se encontram formulações verbais de pedidos de informação em contexto universitário, assim como as reações e opiniões dos informantes em relação aos aspectos não-verbais de tais pedidos. A apreciação do corpus permitiu a identificação de algumas estruturas que compõem os pedidos de informação e, também, a verificação da relevância dos atos de tocar e de gesticular no momento em que o brasileiro pede uma informação. Para um melhor aproveitamento deste estudo, observou-se como o tema desta pesquisa é abordado em livros didáticos de PL2E e, por fim, sugeriu-se uma atividade aplicável ao ensino do português do Brasil como segunda língua para estrangeiros ou como língua estrangeira.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui