XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: MORTE DA ARTE: A APARÊNCIA ESTÉTICA DESENGANADA Autor: DANRLEI DE FREITAS AZEVEDO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LUIZ DE FRANCA COSTA LIMA FILHO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13916
Catalogação: 23/07/2009 Liberação: 23/07/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13916@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13916@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13916
Resumo:
Título: MORTE DA ARTE: A APARÊNCIA ESTÉTICA DESENGANADA Autor: DANRLEI DE FREITAS AZEVEDO
Nº do Conteudo: 13916
Catalogação: 23/07/2009 Liberação: 23/07/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13916@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13916@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13916
Resumo:
O problema da morte da arte atravessa praticamente toda a história artística
moderna. As preleções sobre estética de Hegel, realizadas não muito tempo depois
da fundamentação kantiana de um juízo de gosto autônomo, já apresentam a idéia
da dissolução da arte- a qual teria, nas palavras do filósofo, se tornado coisa do
passado. Este trabalho pretende investigar a estreita e intrigante conexão entre
uma arte que finalmente obteve sua autonomia na época moderna e a sombra
constante de sua própria morte. Seja nos discursos estéticos que, desde os
primórdios da modernidade, assinalam uma obsolescência da arte, seja no ímpeto
crítico-revolucionário das vanguardas, que ensaiaram uma autodestruição da
esfera artística, seja numa contemporaneidade em que parecem se apagar
quaisquer distinções palpáveis entre a obra de arte e os demais produtos, entre
valor estético e valor de troca, a questão da morte da arte, de um modo ou de
outro, confirma sua presença. Indagar o sentido dessa longa vigência, assim como
averiguar sua persistência no horizonte artístico contemporâneo, é, em resumo, a
proposta da tese.