$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ASSIMETRIA DE INFORMAÇÃO NA CONTRATAÇÃO DE PLANOS PRIVADOS DE SAÚDE E A RELAÇÃO ENTRE MORBIDADE DE MERCADO DE TRABALHO: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA PNAD 2003
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): BERNARDO JOSÉ DE BRITO FERREIRA

Colaborador(es):  CRISTIANO AUGUSTO COELHO FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 13913
Catalogação:  22/07/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13913@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13913@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13913

Resumo:
Conhecer o perfil da população brasileira que possui planos privados de saúde é fundamental para orientar as políticas da Agência Nacional de Saúde (ANS) e a linha de ação das seguradoras e operadoras de saúde. A proposta deste projeto é de fazê-lo sob a ótica do mercado de trabalho, levando em consideração a morbidade auto-referida dos indivíduos, e controlando também pelas variáveis demográficas e sócio-econômicas. Para tanto, primeiramente, realizou-se um estudo exploratório relacionando a posse de planos de saúde com estas variáveis. Depois disso, ajustamos modelos logísticos de regressão para explicar as morbidades auto referidas a partir da situação do indivíduo no mercado de trabalho, controlando pelas variáveis demográficas. A mesma classe de modelos foi utilizada como ferramenta para investigar o fenômeno conhecido como Assimetria de Informação na contratação de planos privados de saúde. Os resultados concentram os casos de assimetria de informação em algumas doenças. Pudemos identificar também grupos de trabalhadores com alta propensão a determinadas doenças em determinadas grandes regiões do país.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui