$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: SUCESSO ESCOLAR: O QUE ISSO REPRESENTA?
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ARLENA MARIA CRUZ DE CARVALHO

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 13907
Catalogação:  21/07/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@2

Resumo:
Esta pesquisa tem como questão de estudo as representações sociais de sucesso escolar para os professores de ensino médio. É um estudo de caráter exploratório de natureza qualitativa. A metodologia utilizada foi a coleta de depoimentos de 18 professores através de entrevistas semi-estruturadas nas quais se buscou a representação do professor para sucesso escolar, bem como os fatores que o mesmo considerava como sendo importante influência neste sucesso. Além da entrevista, foi utilizada a apresentação de imagens que deveriam ser escolhidas como positivas ou negativas na representação de sucesso. O uso das imagens foi feito como complementação à fala do entrevistado, no intuito de comparar o que é dito verbalmente com o que é representado simbolicamente. Na análise dos dados, para cada imagem proposta foi feita uma pesquisa sobre o possível significado de seus símbolos e como eles poderiam ter interferido nas escolhas dos professores. Buscou-se identificar as representações sociais de sucesso escolar presentes nas respostas dadas utilizando o referencial teórico de Serge Moscovici e Denise Jodelet, ou seja, levantar quais representações foram elaboradas e compartilhadas sobre este tema e que representariam o senso comum de nossa sociedade. Foi também proposta uma reflexão sobre o sucesso e categorizados os fatores considerados como básicos para levar um aluno a obtê-lo. Os resultados encontrados apontam que sucesso escolar deve ser “medido” muito além dos muros da escola, não restrito a notas e avaliações. As representações de sucesso escolar dos professores entrevistados levam-nos a crer que ser um aluno que atingiu o sucesso é ser alguém que conseguiu satisfazer suas necessidades, em linha com os termos propostos por Maslow em sua representação da hierarquia das necessidades do homem.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui