XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: SUCESSO ESCOLAR: O QUE ISSO REPRESENTA? Autor: ARLENA MARIA CRUZ DE CARVALHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13907
Catalogação: 21/07/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@2
Resumo:
Título: SUCESSO ESCOLAR: O QUE ISSO REPRESENTA? Autor: ARLENA MARIA CRUZ DE CARVALHO
Nº do Conteudo: 13907
Catalogação: 21/07/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13907@2
Resumo:
Esta pesquisa tem como questão de estudo as representações sociais de
sucesso escolar para os professores de ensino médio. É um estudo de caráter
exploratório de natureza qualitativa. A metodologia utilizada foi a coleta de
depoimentos de 18 professores através de entrevistas semi-estruturadas nas quais
se buscou a representação do professor para sucesso escolar, bem como os fatores
que o mesmo considerava como sendo importante influência neste sucesso. Além
da entrevista, foi utilizada a apresentação de imagens que deveriam ser escolhidas
como positivas ou negativas na representação de sucesso. O uso das imagens foi
feito como complementação à fala do entrevistado, no intuito de comparar o que é
dito verbalmente com o que é representado simbolicamente. Na análise dos
dados, para cada imagem proposta foi feita uma pesquisa sobre o possível
significado de seus símbolos e como eles poderiam ter interferido nas escolhas
dos professores. Buscou-se identificar as representações sociais de sucesso
escolar presentes nas respostas dadas utilizando o referencial teórico de Serge
Moscovici e Denise Jodelet, ou seja, levantar quais representações foram
elaboradas e compartilhadas sobre este tema e que representariam o senso comum
de nossa sociedade. Foi também proposta uma reflexão sobre o sucesso e
categorizados os fatores considerados como básicos para levar um aluno a obtê-lo.
Os resultados encontrados apontam que sucesso escolar deve ser “medido” muito
além dos muros da escola, não restrito a notas e avaliações. As representações de
sucesso escolar dos professores entrevistados levam-nos a crer que ser um aluno
que atingiu o sucesso é ser alguém que conseguiu satisfazer suas necessidades, em
linha com os termos propostos por Maslow em sua representação da hierarquia
das necessidades do homem.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
CAPÍTULO 7 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |