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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR Autor: SARA MOITINHO DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VERA MARIA FERRAO CANDAU - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13867
Catalogação: 13/07/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13867@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13867@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13867
Resumo:
Título: A CRIANÇA NEGRA NO COTIDIANO ESCOLAR Autor: SARA MOITINHO DA SILVA
Nº do Conteudo: 13867
Catalogação: 13/07/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13867@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13867@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13867
Resumo:
A presente dissertação tem como objetivo conhecer e compreender as
relações das crianças negras no cotidiano escolar de uma escola pública do
município de Niterói. O principal referencial teórico utilizado foram os estudos
sobre multiculturalismo e interculturalismo, assim como as pesquisas realizadas
sobre relações étnicorraciais na escola, focando as crianças negras. Para a análise
do estudo etnográfico, foram utilizados autores do campo da antropologia e dos
estudos sobre sociologia da infância e da criança. A pesquisa de campo, de caráter
qualitativo e inspiração etnográfica, foi realizada no primeiro semestre de 2008 e
supôs observações sistemáticas no cotidiano de uma sala de aula, quatro dias na
semana, durante cinco meses, assim de diferentes espaços escolares - corredor,
recreio, refeitório, entrada e saída, etc-, assim como entrevistas com membros do
corpo docente da escola e diálogos informais com as crianças. A turma estava
formada por 28 crianças, de faixa etária de 7 a 14 anos, do 1ª ano do Ensino
Fundamental.