XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: METROLOGICAL VALIDATION OF A DATA ACQUISITION SYSTEM FOR GROUND VEHICLES PATH RECONSTRUCTION Autor: ANA CAROLINA IGLEZIAS LIMA CALDAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MAURO SPERANZA NETO - ADVISOR
Nº do Conteudo: 13750
Catalogação: 08/06/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13750
Resumo:
Título: METROLOGICAL VALIDATION OF A DATA ACQUISITION SYSTEM FOR GROUND VEHICLES PATH RECONSTRUCTION Autor: ANA CAROLINA IGLEZIAS LIMA CALDAS
Nº do Conteudo: 13750
Catalogação: 08/06/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13750@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13750@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13750
Resumo:
The main objective of this study was the metrological validation of a
common data acquisition system, to use in researches with ground vehicles. From
the information collected, such as travel speed, longitudinal and lateral
acceleration and angular velocity, was performed an analysis of errors and a
study of variance, using the equipment in accordance with the existing technical
standards. The validation was made by comparison the results of the collected
data with the results collected with calibrated equipment, and by applying a
procedure of path reconstruction. The motivation of this work is in ensuring the
reliability of commercial equipment for use on various issues of interest to the
group of Vehicular and Robotics Systems, in the areas of modeling and vehicular
testing. This work fits into the context of the use of new technologies for control
and monitoring, which are increasingly involved in ground vehicles in order to
improve the comfort and safety of its passengers. The methodology used was to
equip a vehicle to run with the system MQ200-PRO from MaxQData, perform
the collection of key variables associated with its dynamics in different
conditions of operation, process the data and use them in the metrological
validation of equipment and path reconstruction. Despite the goals have been
achieved, the results showed interesting aspects about the differences between
processing stationary and dynamic data. In conclusion, it is important to
highlight the need of establishment specific rules for employment of such
equipment, including criteria not only static or stationary.