$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: PREFERIMOS REPRESENTANTES BRANCOS? A DISCRIMINAÇÃO NAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS
Autor: TASSIA DE SOUZA CRUZ
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13656
Catalogação:  01/06/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13656@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13656

Resumo:
Nesse contexto, o presente trabalho pretende identificar a presença de discriminação nas eleições brasileiras. E também se, assim como em outros países, ocorre uma identificação de grupo racial que se reflita nos resultados das eleições no Brasil. Segundo o Censo de 2000 (IBGE) 3, 6,21% da população brasileira é negra, e quando se inclui a população parda a essa classificação, a população negra sobe para 44% do total. Somente no estado da Bahia, a proporção da população negra é de 13%, e sobe para 73% ao incluir a população parda. Levando-se em consideração tal proporção da população negra do estado baiano, a análise se restringirá às eleições ocorridas no ano de 2004 para prefeito e vereador no estado da Bahia. Na amostra de municípios utilizada para este trabalho, apenas 10,48% dos vereadores, e 8,47% dos prefeitos, eleitos em 2004 são negros. Com o objetivo de verificar a existência de racismo nas eleições, verificar-se-á se negros se candidatam menos que indivíduos de outras raças, ou se são os eleitores que votam menos em candidatos negros. E, portanto, os negros são menos eleitos. A partir daí será analisada a discriminação no nível individual do candidato. Ou seja, candidatos negros, igualmente qualificados, são discriminados nas urnas? Para isso, serão rodadas regressões em que todas as demais características dos candidatos que podem influenciar na decisão dos eleitores serão controladas para então observar a influência que a raça do candidato possui sobre a decisão do eleitor. Além disso, procura-se identificar alguma preferência de eleitores negros por representantes negros. E, portanto, se em locais com uma maior população negra candidatos desta raça são mais favorecidos que os demais. Ou pelo menos, menos prejudicados. O presente trabalho encontra-se dividido da seguinte maneira: na Seção 2 será apresentada a motivação do trabalho, Seção 3 discutirá a literatura relevante no assunto, Seção 4 analisará a base de dados, Seção 5 mostrará as estimações feitas e os resultados obtidos e a Seção 6 conclui o trabalho.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui