$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: DETERMINANTES DO SPREAD BANCÁRIO NO BRASIL
Autor: PALOMA ANDRADE MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13617
Catalogação:  27/05/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13617@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13617

Resumo:
Spread bancário é a denominação dada à diferença entre a taxa de captação de recursos, feita pelas instituições financeiras, e a taxa a qual essas instituições aplicam tais recursos em operações de financiamento. O spread bancário não deve ser visto como o lucro de um banco ao emprestar certa quantia, ele vai além desta definição. Na verdade ele inclui o lucro obtido pelos bancos, além de cobrir custos operacionais, custos causados pela inadimplência e o custo com depósitos compulsórios. A partir da criação do Plano Real, no ano de 1994, a economia brasileira alcançaou notáveis progressos, desde a estabilidade monetária a avanços institucionais. Desde então, esperava-se que o spread bancário diminuísse alcançando patamares internacionais, entretanto, após anos, o spread praticado no Brasil ainda figura entre os maiores do mundo. Muitos estudos se propõem a estudar o assunto, seja buscando explicações micro ou macroeconômicas. Este trabalho tem como objetivo apresentar tais argumentos, assim como analisar mais especificamente a evolução do crédito direcionado no Brasil e, com o auxílio de ferramentas estatísticas, seu impacto no nível de spread praticado nas operações de crédito livre. Para isto, este trabalho está organizado da seguinte forma: a segunda seção analisa a evolução do spread bancário no Brasil desde a segunda metade da década de 90; a terceira seção expõe a metodologia contábil do BC para decompor o spread; a quarta seção é composta pelas medidas sugeridas pelo BC para que haja uma diminuição do spread; a quinta seção faz uma revisão da literatura recente; a sexta seção aborda a questão do crédito direcionado, sua evolução e impactos; a sétima seção justifica o modelo de estimação econométrica; a oitava seção contém os resultados empíricos; e por fim, a nona seção apresenta a conclusão desta monografia.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui