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Título: A CIDADE E O CAOS: UMA LEITURA DO CONTEMPORÂNEO
Autor: GISELE MENEZES DA SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  RENATO CORDEIRO GOMES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13521
Catalogação:  19/05/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13521@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13521@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13521

Resumo:
A cidade contemporânea congrega várias cidades dentro de si. A metrópole pela sua geografia talvez não comporte mais narrativas totalizantes que não dão mais conta de uma pluralidade complexa. É um grande desafio para a literatura contemporânea dar conta da cidade com suas múltiplas vozes. Uma das possibilidades de resposta para a questão da representação da cidade na literatura é o fragmento, que possibilita a captação de uma parte de um todo, buscando dar sentido à cidade que por si mesma é estilhaçada. É uma das formas viáveis para que a literatura consiga dar conta da metrópole marcada pela expansão geográfica e pela imensidão de relatos que povoam a cidade contemporânea. Para tentar significar a cidade e dar conta de sua grande quantidade de relatos, a literatura vai trabalhar com a ruína que é uma das possibilidades de dar sentido ao que não tem sentido, o que está relacionado com o próprio aniquilamento da existência. A ruína aqui é entendida como a tentativa de significar o transitório, o efêmero; é a dificuldade de expressar o cotidiano de uma cidade transitória, sempre em movimento, sempre começando e acabando como um dia que começa e termina. Para tratar dessas questões são estudados o caos urbano através do mito de Babel, a representação da cidade partida no cinema brasileiro contemporâneo e no romance Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, narrativas que tematizam a violência, o medo e a solidão na cidade contemporânea.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
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