INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: ALGORITMOS PARA PROCESSAMENTO DE IMAGENS E VISÃO COMPUTACIONAL PARA ARQUITETURAS PARALELAS EM PLACAS GRÁFICAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CRISTINA NADER VASCONCELOS

Colaborador(es):  MARCELO GATTASS - Orientador
PAULO CEZAR CARVALHO - Coorientador
Número do Conteúdo: 13444
Catalogação:  11/05/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13444@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13444@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13444

Resumo:
Diversas tarefas de Visão Computacional (VC) são formadas por operações aritméticas, replicadas sobre grandes volumes de dados. Esta caracterização descreve também as qualidades desejadas ao considerar uma aplicação qualquer como boa candidata a usufruir do crescente poder de processamento do hardware gráfico. Esta tese formula um conjunto de algoritmos de VC sobre representações do conteúdo visual em baixo nível, para serem processados em GPU. Dando suporte às propostas, são apresentadas uma visão geral das GPUs e de padrões de programação paralelos, os quais oferecem blocos construtores para tarefas de visão. Neste sentido, propomos uma definição formal para o padrão de Redução Múltipla e analisamos seu desempenho segundo diferentes fatores de redução e variações para seus arranjos. Apresentamos duas propostas para extração de informações no espaço da imagem em GPU: a MOCT descreve a localização de objetos identificáveis por suas cores em vídeos naturais, enquanto o operador de Redução Regional Múltipla Paralela (MRR) distribui a computação de operadores definidos sobre diferentes regiões de interesse. Como aplicação do MRR, descrevemos a construção em GPU de um Diagrama Centroidal de Voronoi baseado no algoritmo de Lloyd. Tratamos do conteúdo visual em aglomerados de pixels, mais especificamente, em Quadtrees de regiões. Introduzimos a QuadN4tree, um modelo para representação de quadtrees que permite a navegação através do sistema de vizinhança das folhas e alcança custos ótimos no levantamento do conjunto de vizinhas de uma folha. Em seguida, propomos uma aceleração para aplicações baseadas em minimização de energia via corte de grafo, introduzindo uma etapa de pré-processamento que agrupa pixels similares em folhas de uma quadtree, com o objetivo de reduzir o tamanho do grafo sobre o qual o corte mínimo é encontrado. O método proposto é aplicado ao problema de segmentação de imagens naturais com iluminação ativa. Algumas contribuições desta tese, descrevendo formulações paralelas a dados, foram publicadas nos artigos incluídos nos apêndices.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui