$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ESTIMAÇÃO DE CANAL E DETECÇÃO DE SINAIS EM SISTEMAS CDMA COM MÚLTIPLAS PORTADORAS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DEOLINDA FONTES CARDOSO

Colaborador(es):  RAIMUNDO SAMPAIO NETO - Orientador
Número do Conteúdo: 13436
Catalogação:  11/05/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13436@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13436@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13436

Resumo:
Este trabalho investiga o impacto da utilização de técnicas para melhorar a qualidade da estimação de canal em sistemas MC CDMA (Multi Carrier Code Division Multiple Access) e MC DS CDMA (Multi Carrier Direct Sequence Code Division Multiple Access) em canais seletivos em frequência. Dois tipos de intevalos de guarda são considerados: Prefixo Cíclico CP (Cyclical Prefix) e Sufixo de Zeros ZP (Zero Padding) escolhidos por serem os mais populares na literatura. Inicialmente, a estimação de canal é assistida por símbolos piloto e baseada no critério de mínimo erro médio quadrático MMSE (Minimum Mean Square Error). São descritas expressões analíticas para as estimativas convencionais MMSE e para duas técnicas de melhoria das estimativas: aplicando uma matriz de projeção e aplicando uma restrição inicial. Na estimação cega de canal duas técnicas são estudadas para o enlace reverso do sistema MC DS CDMA, incorporando o intervalo de guarda do tipo ZP. A primeira técnica baseia-se na propriedade de ortogonalidade dos subespaços do sinal e do ruído e no método de potências. Na segunda técnica, a estimação de canal é baseada na técnica de casamento de correlação dos dados recebidos e os estimadores são obtidos por minimização de uma função custo. Essa função é definida como o quadrado da norma de Frobenius da matriz de erro resultante da comparação entre a matriz autocorrelação com a sua estimativa obtida por amostragem média. Os resultados simulados demonstraram que os métodos propostos para os algoritmos de estimação assistida e para os algoritmos de estimação cegos apresentam um compromisso desempenho versus complexidade satisfatório, permitem melhorar a qualidade dos respectivos estimadores derivados e revelaram que é possível obter ganho no desempenho de ambos os sistemas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui