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Coleção Digital
Título: A HIPÓTESE DA NEUTRALIDADE TEÓRICA E OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO Autor: LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
VIOLETA DE SAN TIAGO DANTAS BARBOSA QUENTAL - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13424
Catalogação: 05/05/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13424
Resumo:
Título: A HIPÓTESE DA NEUTRALIDADE TEÓRICA E OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO Autor: LUCIANA DO AMARAL TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 13424
Catalogação: 05/05/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13424@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13424
Resumo:
Esta dissertação é de cunho qualitativo e apresenta o resultado de um estudo
de caso no qual três objetos de aprendizagem (OsA) para o ensino de língua
inglesa foram avaliados com relação à sua possível neutralidade teórica. Os
objetos foram coletados a partir da página virtual da Coordenação de Tecnologia
Educacional, via site da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, e
foram produzidos por professores da rede estadual de ensino que participaram da
formação intitulada Mídias na Educação. O conceito de OA aqui adotado é o que
os caracteriza como qualquer recurso educacional digital passível de reutilização
que apresente quatro características básicas: granularidade, reusabilidade,
interoperabilidade e recuperabilidade (Wiley, 2000). Como embasamento teórico
para a discussão da neutralidade teórica dos objetos apresentamos as principais
teorias de aprendizagem de segunda língua (SLLT Second Language Learning
Theories) discutidas por Lightbown & Spada (1993), Ellis (1997), Brown (2000) e
Mitchell & Myles (2004). Avaliamos a possibilidade de reutilização dos objetos
em diferentes contextos com vistas à adequação da(s) SLLT(s) que motivam as
atividades por eles propostas e verificamos que, embora diversos autores se
dediquem à discussão da hipótese da neutralidade teórica dos OsA, a mesma não
são se comprovou no conjunto de objetos aqui apresentados.