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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENTRE A ESPERANÇA E O LIMITE: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM CLASSES REGULARES Autor: DAYSE CARLA GENERO SERRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JUNIA DE VILHENA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13415
Catalogação: 04/05/2009 Liberação: 04/05/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13415
Resumo:
Título: ENTRE A ESPERANÇA E O LIMITE: UM ESTUDO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS COM AUTISMO EM CLASSES REGULARES Autor: DAYSE CARLA GENERO SERRA
Nº do Conteudo: 13415
Catalogação: 04/05/2009 Liberação: 04/05/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13415&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13415
Resumo:
O presente estudo teve o objetivo de analisar o processo de inclusão de alunos
com autismo em duas escolas públicas de dois municípios da Baixada Fluminense. Para
tanto, foi feita uma revisão bibliográfica da literatura sobre autismo, dos documentos
oficiais sobre inclusão educacional e exclusão social, além da pesquisa de campo, onde
foram realizadas entrevistas com professores e diretores que atuam diretamente com
alunos autistas. Apesar dos discursos inclusivos que permeiam os meios escolares e os
principais documentos e legislações que fundamentam as práticas pedagógicas, a
inclusão educacional para alunos autistas ainda é tímida e ineficiente. A intolerância, o
estranhamento e a exclusão são presentes na maioria das relações interpessoais com
indivíduos autistas e seus familiares. Faz-se necessário que as políticas públicas de
educação e são de sejam reformuladas para que a inclusão como significado de
socialização, aprendizagem e desenvolvimento ocorra na grande maioria das escolas e
que os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, em particular os
autistas, tenham não são o direito do acesso à educação garantido, mas também sua
permanência. A inclusão por força da lei não oferece garantias de práticas pedagógicas
inclusivas de fato, e um dos pontos centrais é a reestruturação da formação de
professores para o trabalho com a diversidade. As relações entre educação e saúde de
também se fazem necessárias, na medida em que a identificação precoce do autismo
favorece que as intervenções pedagógicas ofereciam resultados mais favoráveis ao
desenvolvimento das crianças. É necessário também que os familiares possam contar
com atendimentos terapêuticos, para a garantia de uma melhor saúde mental e para que
cuidem adequadamente de seus filhos e superem dores e conflitos acerca da deficiência.
A inclusão sem a formação adequada de professores, sem o apoio dos colegas de sala e
sem a participação dos familiares, paradoxalmente, pode significar a pior das exclusões.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
CAPÍTULO 6 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |