$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: CONVERSÃO DE TERMELÉTRICAS PARA BI-COMBUSTÍVEL EM AMBIENTE DE INCERTEZA: UMA ABORDAGEM POR OPÇÕES REAIS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): WALLACE JOSE DAMASCENO DO NASCIMENTO

Colaborador(es):  REINALDO CASTRO SOUZA - Orientador
MARCO ANTONIO GUIMARAES DIAS - Coorientador
Número do Conteúdo: 13379
Catalogação:  16/04/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13379@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13379@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13379

Resumo:
No Brasil, apesar da predominência da participação de usinas hidrelétricas no parque gerador, há alguns anos, devido ao Programa Prioritário de Termeletricidade (PPT), foram implantadas diversas centrais termelétricas movidas a Gás Natural. Muitas são as incertezas apresentadas aos agentes do Setor de Energia Elétrica no Brasil, e mais um risco tem ameaçado estas usinas: a oferta de Gás Natural. A conversão das usinas para bicombustí­vel, possibilitando a utilização de Óleo Diesel como combustível alternativo, surgiu como opção para eliminar este risco. Face às diversas incertezas apresentadas, as técnicas tradicionais de análise econômico-financeira se mostram limitadas para avaliar este investimento e as flexibilidades operacionais, sendo proposto que estas avaliações sejam feitas a partir da Teoria de Opções Reais, que consegue tratar as incertezas e flexibilidades mais adequadamente. As opções operacionais (gerar com Gás Natural ou com Diesel) podem ser vistas como uma seqüência de opções européias de compra (European call option), considerando a conversão como uma opção de mudança de insumo (switch-input Real Option) oferecida ao agente proprietário da usina. O objetivo maior deste trabalho é valorar esta opção para uma térmica instalada no subsistema Sudeste do Brasil, indicando, para cada caso, o prêmio que o agente estaria disposto a pagar pela tecnologia de conversão. Como método de avaliação, são utilizadas Simulações de Monte Carlo, a partir do modelo proposto de remuneração da usina, com as variáveis e incertezas associadas: ní­veis de despacho e contratação, preço do contrato e preço spot da energia elétrica, considerando que os custos variáveis unitários de geração (custos dos combustí­veis) futuros seguem um processo estocástico de Movimento Geométrico Browniano (MGB), além da possí­vel penalidade paga pela usina a ANEEL no caso de ser chamada a despacho pelo ONS e não gerar por falta de combustí­vel. Por fim, algumas análises de sensibilidade são apresentadas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui