INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: DETRÁS DA OBJETIVA: FIXIDEZ E MOVIMENTO NA FOTOGRAFIA E NO RIO DE JANEIRO DE AUGUSTO MALTA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): VIVIANE DA SILVA ARAUJO

Colaborador(es):  EUNICIA BARROS BARCELOS FERNANDES - Orientador
Número do Conteúdo: 13199
Catalogação:  25/03/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13199@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13199

Resumo:
Augusto Malta (1864-1957), apesar de ter ocupado o cargo de fotógrafo oficial da prefeitura do Rio de Janeiro entre 1903 e 1936 e de possuir numerosas imagens particulares, teve seu nome vinculado ao de Francisco Pereira Passos, desde sua época até os dias atuais. A proposta desta dissertação é analisar Malta como sujeito detrás da objetiva, ou seja, alguém que tendo todo um campo de possibilidades técnicas e visuais, escolhe para cada clique um modo de reapresentar o mundo. Ao mesmo tempo em que as experiências citadinas vivenciadas por Malta incitam e constituem o seu olhar, entendo que ele reconstrói a cidade a partir do retângulo de sua máquina. Além de problematizar a formação histórica do epíteto Malta, fotógrafo-de-Pereira-Passos, a análise se desenvolve em torno de dois conjuntos de fotografias: as imagens produzidas acerca dos quiosques da cidade entre 1903 e 1911; e as fotografias que captaram a Avenida Central/Rio Branco entre 1904 e cerca de 1930. Partindo de tais fotos, observo que Malta busca recriar tanto a civilização do bulevar quanto o atraso dos quiosques; por outro lado, a multiplicidade de apreensões possibilitadas por suas imagens apresenta um jogo entre fixidez e movimento nos registros desses espaços urbanos.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui