$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC |



Título: VOLATILIDADE REALIZADA: PREVISÃO E APLICAÇÕES A MEDIDAS DE VALUE-AT-RISK
Autor: GUILHERME FERNANDES SANCHES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  -
Nº do Conteudo: 13184
Catalogação:  23/03/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13184@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13184

Resumo:
O presente trabalho trata de modelos de previsão univariados para volatilidade realizada e para volatilidade latente. Realizamos a comparação entre dois modelos: HAR para volatilidade realizada e GARCH para volatilidade latente. Foram utilizadas duas séries financeiras: uma do índice norte-americano S&P 500 e outra do índice inglês FTSE. Segundo Giot e Laurent (2004), modelos de volatilidade realizada e latente não apresentam significativa diferença estatística na previsão de Value-at-Risk para horizontes de 1 dia de uma carteira com apenas um ativo. No entanto, ao compararmos as medidas de VaR provenientes das estimativas de volatilidade neste trabalho, notamos que, para os dados do índice S&P 500, parece haver diferença estatística significante a favor do GARCH. Ao observarmos o gráfico da previsão do GARCH comparada à volatilidade realizada – seção 5.1 – notamos que as estimativas provenientes do GARCH parecem ficar, sistematicamente, acima da volatilidade realizada, que representa uma medida da verdadeira volatilidade do dia. Dessa forma, o GARCH foi capaz de capturar um maior número de eventos extremos na previsão do VaR.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui