As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INTERPERSONAL RELATIONS IN AN ONLINE DISCUSSION FORUM: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL PERSPECTIVE ON DISCURSIVE PRACTICES IN DISTANCE LEARNING Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARMEM DIVA RODRIGUES JORGE WILSON
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 13129
Catalogação: 11/03/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13129
Resumo:
Título: INTERPERSONAL RELATIONS IN AN ONLINE DISCUSSION FORUM: A SYSTEMIC-FUNCTIONAL PERSPECTIVE ON DISCURSIVE PRACTICES IN DISTANCE LEARNING Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARMEM DIVA RODRIGUES JORGE WILSON
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 13129
Catalogação: 11/03/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13129
Resumo:
This research aims at studying the interaction taking place
in the online
discussion forum of a hybrid English teaching training
course, with face-to-face and
online components, at a private language teaching
institution in Brazil. In order to
conduct an investigation into distance learning and social
interaction, this study tries
to answer two questions: (1) How can interpersonal
relationships influence discursive
practices in the e-learning context? (2) Bearing in mind
distance learning principles,
to what extent does the analyzed course reflect the
collaborative learning approach?
The work was developed following distance learning
principles (Burge, 1998; Lévy,
1993; Berge, 1995; Johnson e Johnson, 1994); a theoretical
framework based on
Systemic-Functional Linguistics (Halliday, 1994; Halliday e
Hasan, 1989;
Thompson, 2004) and Appraisal Theory (Martin, 2000; Martin
e White, 2005; White,
2005). The 90,000-word corpus used for the investigation
consists of exchanges
between online tutors and course participants (all of them
English teachers), working
as one whole group or several small groups. Discourse was
analyzed with the aid of a
concordance software and linguistic appraisal features were
identified. Quantitative
and qualitative research results point to little
interaction in the discussion forum, as
well as to the existence of asymmetrical relationships
among online tutors and course
participants. Both findings demonstrate that this online
discussion forum was not an
ideal environment for collaborative learning. This research
highlights the need for:
(1) the identification and creation of online tasks which
are more in tune with the
collaborative learning concept; (2) a closer relation
between theory and practice as far
as distance learning is concerned; (3) further
investigation and sharing of knowledge
on tutors` discourse, so as to create a more inviting
environment for collaboration.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 |