As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE: A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ENSINO A DISTÂNCIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CARMEM DIVA RODRIGUES JORGE WILSON
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 13129
Catalogação: 11/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13129
Resumo:
Título: RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE: A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ENSINO A DISTÂNCIA Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor: CARMEM DIVA RODRIGUES JORGE WILSON
Colaborador(es): LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - Orientador
Número do Conteúdo: 13129
Catalogação: 11/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13129
Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão
online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino
presencial e a distância, em uma instituição particular de ensino de idiomas. Visando
desenvolver uma investigação nas áreas de aprendizagem à distância e interação
social, este trabalho busca responder a duas questões: (1) Como as relações
interpessoais podem influenciar as práticas discursivas no contexto de aprendizagem
online? (2) Tendo em vista os princípios de EAD, como o curso analisado reflete a
perspectiva de aprendizagem colaborativa? O trabalho foi desenvolvido seguindo os
fundamentos de Ensino a Distância (Burge, 1998; Lévy, 1993; Berge, 1995; Johnson
e Johnson, 1994), os pressupostos teóricos da Lingüística Sistêmico-Funcional
(Halliday, 1994; Halliday e Hasan, 1989; Thompson, 2004) e da Teoria da Valoração
(Martin, 2000; Martin e White, 2005; White, 2005). O corpus utilizado é composto de
aproximadamente 90.000 palavras e engloba trocas interpessoais entre tutores e
cursistas, todos professores de inglês, em atividades plenárias e em grupos,
desenvolvidas no fórum de discussão online. O discurso dos participantes foi
analisado com o auxílio de ferramentas computacionais de buscas em contexto, e
através da identificação manual de marcas lingüísticas de valoração. Resultados
quantitativos e qualitativos da pesquisa apontam para a existência de pouca interação
no fórum, além de relações assimétricas entre tutores e cursistas. Ambos os achados
demonstram que este fórum de discussão online não se caracterizou como um
ambiente propício à aprendizagem colaborativa. A pesquisa aponta para a
necessidade de: (1) identificação e formulação de tarefas online com características
mais compatíveis com o paradigma de aprendizagem colaborativa; (2) maior
integração entre teoria e prática na área de ensino a distância; e (3) aprofundamento e
disseminação do conhecimento acerca da prática discursiva de tutores, visando
viabilizar um ambiente de maior colaboração entre os participantes.