$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: RELAÇÕES INTERPESSOAIS EM UM FÓRUM DE DISCUSSÃO ONLINE: A PERSPECTIVA SISTÊMICO-FUNCIONAL EM PRÁTICAS DISCURSIVAS DE ENSINO A DISTÂNCIA
Autor: CARMEM DIVA RODRIGUES JORGE WILSON
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LUCIA PACHECO DE OLIVEIRA - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13129
Catalogação:  11/03/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13129@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13129

Resumo:
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a interação em um fórum de discussão online de um curso híbrido de formação de professores de inglês, com ensino presencial e a distância, em uma instituição particular de ensino de idiomas. Visando desenvolver uma investigação nas áreas de aprendizagem à distância e interação social, este trabalho busca responder a duas questões: (1) Como as relações interpessoais podem influenciar as práticas discursivas no contexto de aprendizagem online? (2) Tendo em vista os princípios de EAD, como o curso analisado reflete a perspectiva de aprendizagem colaborativa? O trabalho foi desenvolvido seguindo os fundamentos de Ensino a Distância (Burge, 1998; Lévy, 1993; Berge, 1995; Johnson e Johnson, 1994), os pressupostos teóricos da Lingüística Sistêmico-Funcional (Halliday, 1994; Halliday e Hasan, 1989; Thompson, 2004) e da Teoria da Valoração (Martin, 2000; Martin e White, 2005; White, 2005). O corpus utilizado é composto de aproximadamente 90.000 palavras e engloba trocas interpessoais entre tutores e cursistas, todos professores de inglês, em atividades plenárias e em grupos, desenvolvidas no fórum de discussão online. O discurso dos participantes foi analisado com o auxílio de ferramentas computacionais de buscas em contexto, e através da identificação manual de marcas lingüísticas de valoração. Resultados quantitativos e qualitativos da pesquisa apontam para a existência de pouca interação no fórum, além de relações assimétricas entre tutores e cursistas. Ambos os achados demonstram que este fórum de discussão online não se caracterizou como um ambiente propício à aprendizagem colaborativa. A pesquisa aponta para a necessidade de: (1) identificação e formulação de tarefas online com características mais compatíveis com o paradigma de aprendizagem colaborativa; (2) maior integração entre teoria e prática na área de ensino a distância; e (3) aprofundamento e disseminação do conhecimento acerca da prática discursiva de tutores, visando viabilizar um ambiente de maior colaboração entre os participantes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui