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Coleção Digital
Título: DESIGN, ACESSIBILIDADE E E-LEARNING: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM CURSOS ONLINE PARA DEFICIENTES VISUAIS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 13074
Catalogação: 03/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
Resumo:
Título: DESIGN, ACESSIBILIDADE E E-LEARNING: UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DE RECURSOS DIGITAIS EM CURSOS ONLINE PARA DEFICIENTES VISUAIS Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): CARLOS ALBERTO PEREIRA DE LUCENA
Colaborador(es): CLAUDIA RENATA MONT ALVAO BASTOS RODRIGUES - Orientador
Número do Conteúdo: 13074
Catalogação: 03/03/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13074@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13074
Resumo:
O tema desta pesquisa trata de uma relao direta entre
diferentes
disciplinas e conhecimentos, tendo como foco a abordagem
sobre conceitos e
processos no campo do Design de interfaces. O Design se
encontra aqui
representado como elemento centralizador da relação entre a
ergonomia, a
acessibilidade e o e-learning uma vez que analisa uma
proposta de modelo de
transposiçõao de recursos didáticos para um formato digital
acessível a
deficientes visuais. Os requisitos encontrados em
diretrizes e padronizações nos
contextos da acessibilidade e e-learning, direcionam o rumo
desta pesquisa,
tendo em vista que conhecimentos dos aspectos técnicos e
formais destas áreas
influenciam decisões que impactam em diferentes etapas do
processo de
implementação de uma solução digital educacional.
Acreditando no e-learning
como elemento pulverizador de sua base de pesquisa e
ensino, o Instituto
Benjamin Constant, referência nacional no que se trata ao
estudo da deficiência
visual, proporcionou os recursos necessários de suporte a
esta pesquisa através
da colaboração efetiva de seu Laboratório de Educação a
Distância (IBC/LED).
Esta parceria viabilizou a realização de estudos de campo,
a compreensão de
metodologias de ensino, a apuração de recursos didáticos
disponíveis e análise
da interação entre alunos deficientes visuais e um
protótipo de interface
educacional online produzido seguindo os requisitos
conceituais e técnicos que
cercam o e-learning e a acessibilidade de conteúdos
digitais. O resultado da
pesquisa sugere um modelo de transposição de recursos
didáticos para cursos
online acessíveis, assim como um checklist das etapas
envolvidas neste
processo.