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Coleção Digital
Título: A CONVOCAÇÃO DO CORPO NA REELABORAÇÃO DE SUBJETIVIDADES: LYGIA CLARK E OS NOVOS SENTIDOS PARA A VIDA COTIDIANA Autor: FERNANDA ABRANCHES ARAUJO SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
CECILIA COTRIM MARTINS DE MELLO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13056
Catalogação: 18/02/2009 Liberação: 18/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13056@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13056@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13056
Resumo:
Título: A CONVOCAÇÃO DO CORPO NA REELABORAÇÃO DE SUBJETIVIDADES: LYGIA CLARK E OS NOVOS SENTIDOS PARA A VIDA COTIDIANA Autor: FERNANDA ABRANCHES ARAUJO SILVA
Nº do Conteudo: 13056
Catalogação: 18/02/2009 Liberação: 18/02/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13056@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13056@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13056
Resumo:
Esta dissertação aborda o experimentalismo da artista Lygia Clark (1920-
1988), sobretudo a fase final de sua produção artística, a Estruturação do Self
(1976-1988). Colocando história da arte e psicanálise em diálogo, buscou-se
encontrar vestígios da mobilização de novas subjetividades e do exercício criativo
a partir do trabalho corporal. Na primeira parte do trabalho, tratou-se do debate
concreto-neoconcreto ocorrido nos anos 1960, através do estudo da obra e dos
textos da própria artista. Buscou-se ainda estabelecer um inventário de suas
investigações em direção à convocação do potencial poético do homem comum.
Num segundo momento, a pesquisa procurou apresentar os mecanismos do
sistema de arte nos quais trabalhos experimentais como os de Lygia Clark estão
inseridos, discutindo a transformação do experimentalismo dos anos 1960/70 em
arte experimental pelo circuito. Além disso, aborda-se o jogo de recusa e
captura entre artistas e instituição de arte e a situação limite em que a obra da
artista se coloca, tangenciando o campo da clínica. A terceira parte da dissertação
dedica-se a analisar as políticas de subjetivação empreendidas pelo sistema
capitalista e sua contrapartida manifesta nos processos de singularização de
indivíduos ou grupos. Abordando a tensão entre as esferas pública e privada, a
pesquisa procurou mostrar a relevância de ações localizadas e até individuais,
atribuídas à economia do desejo, na rede de relações sociais, conferidas à
economia política. É investigado, por fim, o potencial liberador encontrado na
última fase experimental de Lygia Clark, a Estruturação do Self, que levaria o
participante a um estar no mundo mais criativo diante da realidade objetiva.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
INTRODUÇÃO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |