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Coleção Digital

Avançada


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Título: PERFIL DE EMPRESAS BRASILEIRAS QUE CONTRATAM FORMADOR DE MERCADO
Autor: RODRIGO HILTZ MARQUES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13032
Catalogação:  03/02/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13032@1
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13032

Resumo:
O objetivo do trabalho é identificar o perfil das empresas brasileiras de capital aberto que possuem formadores de mercado, através de um estudo comparativo com as empresas que não contam com a atuação destes profissionais. Partindo do pressuposto de que as empresas pequenas, jovens (baseado na data de listagem) e com baixa liquidez e rentabilidade de ações contratam o serviço, observou-se, no período de 2003 a 2007, as ações que compunham o índice IBX-100 entre jan/abr08. Por meio de uma análise estatística descritiva e do modelo probit, foram identificados os perfis das empresas que contam com formadores de mercado. Os resultados confirmam a hipótese que empresas mais jovens (baseado na data de listagem), com ações de mais baixa liquidez, menos rentáveis são aquelas que contratam o formador de mercado visando uma melhora do ambiente de negociação das suas ações.

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