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Título: FINANCIANDO A LINHA 4 DO METRÔ RIO COM FUNDOS DO BANCO DO MERCADO DE CARBONO
Autor: DARLAN ADIB HAUCH FILHO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  GRAZIELA XAVIER FORTUNATO - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 13002
Catalogação:  02/02/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TRABALHO DE FIM DE CURSO
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=13002@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.13002

Resumo:
Existe uma crescente demanda por transporte coletivo de massa entre o Centro e a Zona Oeste da Cidade do Rio de Janeiro que satura os corredores viários. O Governo Estadual declara não possuir capacidade de investimento que custeie a melhor solução apontada: a Linha 4 do Metrô Rio. Os objetivos desse trabalho são constatar o problema apresentado e verificar a viabilidade de financiar parte do projeto através da venda de Créditos de Carbono. Estes seriam oriundos da economia realizada neste trajeto por um grande número de veículos automotores que deixariam de emitir CO2 na atmosfera. Uma vez que o Metrô é considerado um transporte limpo, por ser movido à energia elétrica, e que, no Estado do Rio de Janeiro é produzida por hidrelétricas e pelas usinas termonuclear, Angra I e Angra II, este projeto se qualificaria para receber recursos do Mercado de Carbono.

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