$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: A REVISTA: MODERNISMO E IDENTIDADE FLUMINENSE (1919 - 1923)
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): EVELYN MORGAN MONTEIRO

Colaborador(es):  LUIS REZNIK - Orientador
Número do Conteúdo: 12988
Catalogação:  28/01/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12988@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12988@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12988

Resumo:
O presente trabalho estuda o movimento modernista no Estado do Rio de Janeiro, por meio do periódico A Revista, que circulou entre os anos de 1919 a 1923 e refletiu o interesse dos intelectuais fluminenses em destacar a relevância de seu modernismo nos debates que pensavam a nação no início do século XX. A Revista promoveu um intenso discurso de valorização da modernidade como elemento fundamental ao progresso e, por conseguinte, ao destaque do Estado do Rio. Essa argumentação partia da antiga capital, Niterói, e difundia-se para os demais municípios interioranos. Para essa tarefa, os letrados, que dirigiam esse periódico, ponderaram sobre educação, ciência, reformas urbanas, progresso e civismo, e realçaram os fluminenses no quadro da federação brasileira, especialmente, às vésperas de se completar cem anos de independência. Nesse sentido, as comemorações dos centenários, não só da pátria (1922), mas, também, da fundação de Niterói (1919), foram momentos especiais para criar uma memória peculiar do Estado do Rio. O modernismo fluminense provocou um conjunto de reflexões, que seus intelectuais utilizaram como instrumento de transformação da sociedade, a fim de redefinir a identidade cultural fluminense no cenário nacional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
INTRODUÇÃO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui