$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): ELOIZA DIAS NEVES

Colaborador(es):  ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - Orientador
Número do Conteúdo: 12931
Catalogação:  09/01/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12931

Resumo:
A escola no meio rural é um tema periférico no meio acadêmico educacional brasileiro. Conhecer quem são os professores brasileiros que atuam em contexto rural constitui condição essencial para que se possam efetivar as expectativas ligadas à profissão e à valorização deste trabalhador. A presente investigação se situa no universo das pesquisas sobre o trabalho dos profissionais docentes, sua formação e o exercício do seu ofício. Filia-se aos estudos que privilegiam, por um lado, a importância dos contextos e organizações escolares, e, por outro, o realce da singularidade dos sujeitos. O objetivo foi conhecer os modos de exercício do ofício de professores que lecionam várias disciplinas, em todas as séries, há mais de dez anos, em uma escola pública situada no meio rural fluminense, cujos estudantes têm tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O estudo de caso de base etnográfica fez uso de técnicas associadas à etnografia (observação participante, análise de documentos e entrevista biográfica), além de questionário, e procurou compreender quais os sentidos os professores dão àquela escola, qual a imagem que têm de si e de sua profissão, assim como quais os estilos de ensinar desenvolvem. Para a interpretação dos dados, a interlocução foi feita com autores da sociologia e da antropologia, como Dubar, Dubet, Canário, Tardif, Geertz e Roberto DaMatta. O grupo docente parece ter elevada auto-estima, sendo a escola percebida pelo menos por três modos: uma escola-família; um espaço de se ensinar-aprender; e, ainda, o quintal da casa (baseada em categorização de DaMatta, 1997). Os estilos de ensinar variam de acordo com estas representações anteriores tanto sobre a escola como sobre os estudantes.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui