XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE BACKYARD, THE HOUSE AND THE STREET - TEACHING IN RURAL REGIONS: A CASE STUDY Autor: ELOIZA DIAS NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12931
Catalogação: 09/01/2009 Liberação: 09/01/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12931
Resumo:
Título: THE BACKYARD, THE HOUSE AND THE STREET - TEACHING IN RURAL REGIONS: A CASE STUDY Autor: ELOIZA DIAS NEVES
Nº do Conteudo: 12931
Catalogação: 09/01/2009 Liberação: 09/01/2009 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12931
Resumo:
Rural schooling is a peripheral issue in Brazilian Schools
of Education. In order
to meet teachers expectations and to value those from
schools in the countryside, it is
a crucial condition to know what type of professionals they
are. The present research
is on teachers training and performance. It is part of
several studies that, on one
hand, emphasize the importance of school context and
organization and, on the other
hand, emphasize the uniqueness of each research subject. It
aims at understanding the
procedures of teachers who, for more than ten years, have
been teaching different
subjects to primary and secondary school students at a
public school in Rio de Janeiro
agricultural area. These students have had the best regional
performance at ENEM -
Exame Nacional do Ensino Médio (Brazilian National Exam of
Secondary
Education). The present ethnographically-based case study
made use of ethnographic
techniques (participative observation, document analysis and
biographic interviews)
and questionnaires, so that we could understand teachers`
views of the school they
work at, the image they have of themselves and of their
profession, as well as the type
of teaching they develop. The analysis of the data was based
on sociologists and
anthropologists, such as Dubar, Dubet, Canário, Tardif,
Geertz and Roberto DaMatta.
The teaching staff we studied seem to have high self-esteem
and see their school in at
least one of three perspectives: the family-school, the
teaching-learning
environment and the backyard (based on 1997 DaMattas
category). Their different
teaching styles vary according to these representations of
school and students.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
CHAPTER 7 | |
REFERENCES AND ANNEX |