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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO Autor: ELOIZA DIAS NEVES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
ISABEL ALICE OSWALD MONTEIRO LELIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12931
Catalogação: 09/01/2009 Liberação: 09/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12931
Resumo:
Título: ENTRE O QUINTAL, A CASA E A RUA, O OFÍCIO DOCENTE EM CONTEXTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO Autor: ELOIZA DIAS NEVES
Nº do Conteudo: 12931
Catalogação: 09/01/2009 Liberação: 09/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12931&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12931
Resumo:
A escola no meio rural é um tema periférico no meio
acadêmico educacional
brasileiro. Conhecer quem são os professores brasileiros que
atuam em contexto rural
constitui condição essencial para que se possam efetivar as
expectativas ligadas à
profissão e à valorização deste trabalhador. A presente
investigação se situa no
universo das pesquisas sobre o trabalho dos profissionais
docentes, sua formação e o
exercício do seu ofício. Filia-se aos estudos que
privilegiam, por um lado, a
importância dos contextos e organizações escolares, e, por
outro, o realce da
singularidade dos sujeitos. O objetivo foi conhecer os modos
de exercício do ofício
de professores que lecionam várias disciplinas, em todas as
séries, há mais de dez
anos, em uma escola pública situada no meio rural
fluminense, cujos estudantes têm
tido o melhor desempenho regional no Exame Nacional do
Ensino Médio (ENEM). O
estudo de caso de base etnográfica fez uso de técnicas
associadas à etnografia
(observação participante, análise de documentos e entrevista
biográfica), além de
questionário, e procurou compreender quais os sentidos os
professores dão àquela
escola, qual a imagem que têm de si e de sua profissão,
assim como quais os estilos
de ensinar desenvolvem. Para a interpretação dos dados, a
interlocução foi feita com
autores da sociologia e da antropologia, como Dubar, Dubet,
Canário, Tardif, Geertz
e Roberto DaMatta. O grupo docente parece ter elevada
auto-estima, sendo a escola
percebida pelo menos por três modos: uma escola-família; um
espaço de se
ensinar-aprender; e, ainda, o quintal da casa (baseada em
categorização de
DaMatta, 1997). Os estilos de ensinar variam de acordo com
estas representações
anteriores tanto sobre a escola como sobre os estudantes.