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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL, SOBRE DIFERENÇAS NAS ÊNFASES CURRICULARES DE MATEMÁTICA, A PARTIR DA ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DO ITEM (DIF) DO PISA 2003 Autor: GLAUCO DA SILVA AGUIAR
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - ORIENTADOR
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12869
Catalogação: 07/01/2009 Liberação: 07/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12869&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12869&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12869
Resumo:
Título: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE BRASIL E PORTUGAL, SOBRE DIFERENÇAS NAS ÊNFASES CURRICULARES DE MATEMÁTICA, A PARTIR DA ANÁLISE DO FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DO ITEM (DIF) DO PISA 2003 Autor: GLAUCO DA SILVA AGUIAR
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12869
Catalogação: 07/01/2009 Liberação: 07/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12869&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12869&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12869
Resumo:
Este estudo compara as diferenças nas ênfases curriculares
em Matemática
no Brasil e Portugal a partir dos resultados do Programa
Internacional de
Avaliação dos Estudantes (PISA) no ano de 2003. Deste
programa participam
jovens de 15 anos de idade dos países membros da
Organização
para a
Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) e também
de
países
convidados em uma perspectiva de avaliar habilidades e
conhecimentos
requeridos para uma atuação efetiva na sociedade. Com base
na literatura sobre
currículo a ensinar, ensinado e aprendido, o estudo parte
do
pressuposto que os
resultados de diversos países em avaliações internacionais
constituem-se uma
estratégia para a análise do currículo aprendido e das
ênfases pedagógicas na área
da Matemática. O trabalho utiliza como metodologia a
análise
do Funcionamento
Diferencial do Item (DIF) para identificar as diferenças
curriculares, como
também de abordagens pedagógicas e socioculturais. Um item
apresenta
funcionamento diferencial quando, alunos de diferentes
países que possuem a
mesma habilidade cognitiva, não têm a mesma probabilidade
de
acertarem o item.
Os resultados mostram que alguns itens de Matemática
apresentam
funcionamento diferencial entre alunos brasileiros e
portugueses. Os aspectos que
explicam este funcionamento diferencial estão relacionados
com ênfases
diferenciadas não apenas em determinados conteúdos da
Matemática, mas
também de processos cognitivos e do formato do item.