INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC



Título: TRÊS INVESTIGAÇÕES SOBRE ESCALAS DE PROFICIÊNCIA E SUAS INTERPRETAÇÕES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LINA KATIA MESQUITA DE OLIVEIRA

Colaborador(es):  FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - Orientador
TUFI MACHADO SOARES - Coorientador
Número do Conteúdo: 12868
Catalogação:  07/01/2009 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12868@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12868@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12868

Resumo:
As avaliações de proficiência em larga escala vêm exercendo um papel relevante no contexto educacional contemporâneo, pois servem, entre outros propósitos, para retratar mais precisamente o nível de desempenho escolar de uma grande quantidade de alunos avaliados, como também para fornecer subsídios mais sólidos ao aperfeiçoamento das políticas educacionais que vêm sendo implementadas. As escalas de proficiência utilizadas nessas avaliações revestem-se de uma grande importância nesse processo, visto que são utilizadas pelos avaliadores e pelos gestores educacionais como um instrumento capaz de aferir e interpretar a proficiência dos alunos nas diversas habilidades que compõem os domínios de conhecimento investigados. O objeto de estudo da presente tese são precisamente as escalas de proficiência utilizadas nos sistemas de avaliação em larga escala, que são tratadas em três diferentes abordagens: primeiro, há uma avaliação das diferentes abordagens para se obter uma associação entre os itens de um teste e os níveis ou pontos significativos de proficiência de diversas escalas atualmente empregadas. Depois, utilizando uma escala de proficiência em Matemática para a quarta série do Ensino Fundamental, é desenvolvida uma abordagem alternativa para caracterizar os níveis representativos de uma escala de proficiência escolar. Para isso foram utilizados métodos baseados em análise de conglomerados (cluster analysis) para a escolha do subconjunto de itens que caracteriza cada nível de proficiência. Por fim, é realizada uma interpretação pedagógica dos clusters formados, com base nos conhecimentos do ensino e da aprendizagem das habilidades básicas da educação matemática para a primeira etapa do ensino fundamental. A abordagem utilizada será a análise da natureza das operações mentais que caracterizam cada uma das competências e habilidades que compõem os clusters, tendo como pressupostos básicos as referências ao processo de aprendizagem da matemática.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui