XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: TRÊS INVESTIGAÇÕES SOBRE ESCALAS DE PROFICIÊNCIA E SUAS INTERPRETAÇÕES Autor: LINA KATIA MESQUITA DE OLIVEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
FRANCISCO CRESO JUNQUEIRA FRANCO JUNIOR - ORIENTADOR
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12868
Catalogação: 07/01/2009 Liberação: 07/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12868&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12868&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12868
Resumo:
Título: TRÊS INVESTIGAÇÕES SOBRE ESCALAS DE PROFICIÊNCIA E SUAS INTERPRETAÇÕES Autor: LINA KATIA MESQUITA DE OLIVEIRA
TUFI MACHADO SOARES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12868
Catalogação: 07/01/2009 Liberação: 07/01/2009 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12868&idi=1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12868&idi=2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12868
Resumo:
As avaliações de proficiência em larga escala vêm exercendo um
papel relevante no contexto educacional contemporâneo, pois
servem,
entre outros propósitos, para retratar mais precisamente o
nível de
desempenho escolar de uma grande quantidade de alunos avaliados,
como também para fornecer subsídios mais sólidos ao
aperfeiçoamento
das políticas educacionais que vêm sendo implementadas. As
escalas de
proficiência utilizadas nessas avaliações revestem-se de uma
grande
importância nesse processo, visto que são utilizadas pelos
avaliadores e
pelos gestores educacionais como um instrumento capaz de
aferir e
interpretar a proficiência dos alunos nas diversas
habilidades que
compõem os domínios de conhecimento investigados. O objeto
de estudo
da presente tese são precisamente as escalas de proficiência
utilizadas
nos sistemas de avaliação em larga escala, que são tratadas
em três
diferentes abordagens: primeiro, há uma avaliação das diferentes
abordagens para se obter uma associação entre os itens de um
teste e os
níveis ou pontos significativos de proficiência de diversas
escalas
atualmente empregadas. Depois, utilizando uma escala de
proficiência
em Matemática para a quarta série do Ensino Fundamental, é
desenvolvida uma abordagem alternativa para caracterizar os
níveis
representativos de uma escala de proficiência escolar. Para
isso foram
utilizados métodos baseados em análise de conglomerados (cluster
analysis) para a escolha do subconjunto de itens que
caracteriza cada
nível de proficiência. Por fim, é realizada uma
interpretação pedagógica
dos clusters formados, com base nos conhecimentos do ensino e da
aprendizagem das habilidades básicas da educação matemática
para a
primeira etapa do ensino fundamental. A abordagem utilizada
será a
análise da natureza das operações mentais que caracterizam
cada uma
das competências e habilidades que compõem os clusters,
tendo como
pressupostos básicos as referências ao processo de
aprendizagem da
matemática.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |