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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PINDORAMA, ONDE O SAMBA É MAIS PURO: O DISCURSO DA TRADIÇÃO NA POLÍTICA, NA CRÍTICA E NO MERCADO MUSICAL BRASILEIRO Autor: ANNA PAULA DE O MATTOS SILVA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
JULIO CESAR VALLADAO DINIZ - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12730
Catalogação: 29/12/2008 Liberação: 29/12/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12730
Resumo:
Título: PINDORAMA, ONDE O SAMBA É MAIS PURO: O DISCURSO DA TRADIÇÃO NA POLÍTICA, NA CRÍTICA E NO MERCADO MUSICAL BRASILEIRO Autor: ANNA PAULA DE O MATTOS SILVA
Nº do Conteudo: 12730
Catalogação: 29/12/2008 Liberação: 29/12/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12730@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12730@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12730
Resumo:
Esta tese reúne observações críticas sobre o samba como
manifestação
musical urbana e de massas, discute a atualidade de um
gênero tradicionalmente
afirmado como síntese da sonoridade nacional, e analisa a
reconfiguração das
composições musicais num contexto de globalização dos
signos. Tendo em vista tais
propósitos, debruçamo-nos sobre discursos que ainda hoje
evocam a força simbólica
do samba como meio de legitimar projetos políticos e
consolidar modelos estéticos.
Estas reflexões se corporificaram em três textos
interconectados. O primeiro é
dedicado ao estudo das políticas culturais de patrimônio
imaterial que tomaram o
samba como objeto a partir do ano de 2004. O segundo tece
considerações sobre a
vertente tradicionalista da crítica de música popular por
meio da análise das obras de
dois de seus principais expoentes, o historiador José Ramos
Tinhorão e o pesquisador
e compositor Nei Lopes. O último capítulo trata da
reivindicação de um trajeto único
para o desdobramento do samba por parte dos artistas mais
conservadores, e dos
desvios promovidos pelos novos modos de criação e circulação
musical.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS |