$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: DEDICAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, SUCESSO, DÚVIDAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS
Autor: ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  LILIANA CABRAL BASTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12650
Catalogação:  19/12/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650

Resumo:
Este estudo discute o processo social de (re)configuração das identidades profissionais de professores de inglês como língua estrangeira analisando narrativas que emergem em entrevistas de pesquisa. Para tal foram entrevistados quatro professores individualmente. A análise se volta para a (re)criação das trajetórias profissionais e de estudo de cada um dos entrevistados, discutindo o caminho seguido por eles até o presente momento, assim como possíveis futuros projetos de atuação profissional. Os sentidos construídos são interpretados a partir dos estudos da Sociolingüística Interacional e levando em consideração sua inserção na cena contemporânea. Veremos como essa funciona na (re)configuração das relações de trabalho, na produção de discurso e no processo constante de (re)construção das identidades. São analisadas a co-construção de narrativas e explicações na articulação de suas trajetórias profissionais, de seus percursos nos estudos, de seus futuros projetos assim como de suas identidades profissionais. As trajetórias e projetos são analisados com base na observação da construção do ponto das narrativas, das avaliações realizadas, do desenvolvimento das explicações, da criação de relações de coerência. No caso dos dois primeiros professores entrevistados, os projetos envolvem desenvolver e aperfeiçoar a formação acadêmica para dar continuidade ao exercício do magistério, vencendo os desafios encontrados; já para as duas outras professoras entrevistadas há um desejo, permeado por dúvidas, de desenvolver projetos que acarretem mudanças em sua atuação profissional. A caracterização e a função das narrativas, as crenças dos professores acerca de sua atuação e de sua valorização social ou falta dela e a constituição da profissão de professor de inglês, bem como o desenvolvimento de suas carreiras e algumas particularidades do ensino de inglês são discutidas, considerando a atualidade. Nesse contexto emergem tantas formas novas de ser profissional, e constantes reconfigurações, escolhas, mudanças, novos caminhos, novas realidades e reconstituições identitárias.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui