XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: DEDICAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, SUCESSO, DÚVIDAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS Autor: ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
LILIANA CABRAL BASTOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12650
Catalogação: 19/12/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650
Resumo:
Título: DEDICAÇÃO, FRUSTRAÇÃO, SUCESSO, DÚVIDAS: CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES PROFISSIONAIS NAS TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES DE INGLÊS Autor: ANA TEREZA VIEIRA MACHADO ROLLEMBERG
Nº do Conteudo: 12650
Catalogação: 19/12/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12650@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12650
Resumo:
Este estudo discute o processo social de (re)configuração
das identidades
profissionais de professores de inglês como língua
estrangeira analisando
narrativas que emergem em entrevistas de pesquisa. Para tal
foram entrevistados
quatro professores individualmente. A análise se volta para
a (re)criação das
trajetórias profissionais e de estudo de cada um dos
entrevistados, discutindo o
caminho seguido por eles até o presente momento, assim como
possíveis futuros
projetos de atuação profissional. Os sentidos construídos
são interpretados a partir
dos estudos da Sociolingüística Interacional e levando em
consideração sua
inserção na cena contemporânea. Veremos como essa funciona na
(re)configuração das relações de trabalho, na produção de
discurso e no processo
constante de (re)construção das identidades. São analisadas
a co-construção de
narrativas e explicações na articulação de suas trajetórias
profissionais, de seus
percursos nos estudos, de seus futuros projetos assim como
de suas identidades
profissionais. As trajetórias e projetos são analisados com
base na observação da
construção do ponto das narrativas, das avaliações
realizadas, do desenvolvimento
das explicações, da criação de relações de coerência. No
caso dos dois primeiros
professores entrevistados, os projetos envolvem desenvolver
e aperfeiçoar a
formação acadêmica para dar continuidade ao exercício do
magistério, vencendo
os desafios encontrados; já para as duas outras professoras
entrevistadas há um
desejo, permeado por dúvidas, de desenvolver projetos que
acarretem mudanças
em sua atuação profissional. A caracterização e a função das
narrativas, as
crenças dos professores acerca de sua atuação e de sua
valorização social ou falta
dela e a constituição da profissão de professor de inglês,
bem como o
desenvolvimento de suas carreiras e algumas particularidades
do ensino de inglês
são discutidas, considerando a atualidade. Nesse contexto
emergem tantas formas
novas de ser profissional, e constantes reconfigurações,
escolhas, mudanças,
novos caminhos, novas realidades e reconstituições identitárias.