$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: OS SENTIDOS DO TRABALHO DE PROFESSORES ITINERANTES
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): LUIZ ALBERTO BOING

Colaborador(es):  MENGA LUDKE - Orientador
Número do Conteúdo: 12565
Catalogação:  02/12/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12565@1
Referência [fr]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12565@3
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12565

Resumo:
A pesquisa procura estudar a condição de professores que trabalham em três ou mais estabelecimentos de ensino. Foram entrevistados 12 professores, de diferentes disciplinas, que atuam a partir do 6º ano do ensino fundamental, onde o fenômeno da itinerância é mais freqüente. Foram escolhidos entre aqueles que, na visão de diretores e coordenadores pedagógicos, desempenham um bom trabalho. À exceção de duas, todas as entrevistas foram realizadas numa das escolas desses professores, permitindo maior contextualização. O acompanhamento do cotidiano de um dos entrevistados, durante uma semana, trouxe muita riqueza de dados sobre a circulação do professor em diferentes escolas e sua atuação frente à diversidade de instituições, séries, turmas e alunos. A análise dos Projetos Político-pedagógicos de escolas onde trabalham os professores pesquisados procurou levantar, ainda, como estas organizam o trabalho docente. A relação entre os professores e suas escolas é ancorada na literatura que vê o estabelecimento de ensino como espaço privilegiado de profissionalização do magistério. Nas múltiplas itinerâncias do trabalho docente, que acontece em diferentes escolas, mas também numa variedade de segmentos, séries e turmas, sobressai a importância da relação dos professores com seus alunos, mais que com as instituições e os conteúdos. As condições de itinerância levantadas tendem a isolar o professor em sua disciplina, mas possibilitam maior liberdade frente à regulação do trabalho que acontece nos estabelecimentos de ensino. Tais achados permitiram dialogar com diversos autores que, buscando o sentido humano presente no trabalho docente, questionam a racionalidade instrumental da eficiência na organização desse trabalho. Teoricamente, esta tese busca trazer nova perspectiva ao debate sobre a profissionalidade docente nos dias atuais.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E APÊNDICES  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui