$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: IMPLEMENTAÇÃO NUMÉRICA PARA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE GRUPOS DE ESTACAS EM MACIÇOS ESTRATIFICADOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): CLEIDE JEANE RIBEIRO BACELAR

Colaborador(es):  PEDRICTO ROCHA FILHO - Orientador
CELSO ROMANEL - Coorientador
Número do Conteúdo: 1252
Catalogação:  16/02/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1252@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1252@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1252@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1252

Resumo:
O comportamento de grupos de estacas sob carregamento vertical estático, cêntrico, com bloco rígido ou flexível, em maciços estratificados, é investigado neste trabalho. O método de análise é baseado em versão simplificada do Método dos Elementos de Contorno, sugerida por POULOS (1968) para meios elásticos homogêneos. Estimativas dos valores de recalque são obtidas por meio de um programa computacional, implementado nesta pesquisa, avaliando-se a influência da estratificação do maciço de solo nos efeitos de grupo e nos valores dos recalques do topo das estacas componentes. Grupos com diferentes configurações, usuais na prática da Engenharia de Fundações, foram considerados em perfis estratigráficos básicos, homogêneo e formado por duas camadas distintas. Os resultados numéricos obtidos para o caso de bloco flexível, indicam que a estratigrafia do maciço, a rigidez relativa das estacas e seus comprimentos relativos não influenciam significativamente os valores dos fatores de interação para cálculo dos recalques do topo. Assim, um método aproximado simples, direto e eficiente, é proposto para determinação dos recalques do topo em grupos com número qualquer de estacas, com base na superposição dos valores do fator de interação entre apenas duas estacas sob diferentes espaçamentos relativos. No caso de bloco rígido, os resultados obtidos indicaram que, sob o ponto de vista prático, os fatores de redução de grupo também não são significativamente influenciados pela estratigrafia, rigidez e comprimentos relativos das estacas. Dessa forma, os fatores de redução de grupo obtidos para o perfil de solo homogêneo podem ser aproximadamente utilizados para outros casos de estratigrafia.

Descrição Arquivo
CAPA, FOL. DE ROSTO, AGRAD., RESUMO, ABST, LIST. DE FIGS., DE QUAD. E TABS., DE SÍMB., CAPS. 1 AO 3  PDF  
CAPÍTULOS 4, 5, APÊNDICES E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui