$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Formato DC|



Título: ENSAIOS DE ARRANCAMENTO DE GEOGRELHAS NO CAMPO E NO LABORATÓRIO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): DANIELA CARIJO DE CASTRO

Colaborador(es):  ALBERTO DE SAMPAIO FERRAZ JARDIM SAYAO - Orientador
Número do Conteúdo: 1251
Catalogação:  16/02/2001 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1251@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1251@2
Referência [es]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=1251@4
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.1251

Resumo:
A técnica de reforço de solo por inclusão de materiais geossintéticos vem se consolidando de forma acelerada em todo o mundo, com aplicações diretas em estabilização de encostas e de aterros sobre solos moles. A utilização de geogrelhas como elemento de reforço apresenta-se como uma alternativa promissora, embora ainda pouco difundida no Brasil. O presente trabalho tem por objetivos avaliar a resistência ao arrancamento de diferentes tipos de geogrelhas e analisar os mecanismos de interação entre solo e geogrelha. Para tal, foi realizado um extenso programa de ensaios de arrancamento no laboratório e no campo. Os equipamentos utilizados, a preparação das amostras e as metodologias dos ensaios estão apresentados em detalhe. Os ensaios de arrancamento no campo utilizaram uma estrutura de reação fixa, específica para ensaios de arrancamento de grandes dimensões, e foram realizados no campo experimental da PUC-Rio, em Jacarepaguá. Nestes ensaios, três tipos de geogrelhas foram utilizadas para o arrancamento em aterros de solo arenoso e solo residual. Os ensaios de arrancamento no laboratório foram executados em uma caixa de arrancamento cúbica de grandes dimensões (1m de aresta), no Laboratório de Geotecnia do CEDEX, na Espanha. No programa experimental no laboratório, foram utilizados os mesmos tipos de geogrelhas e de solos, de modo a facilitar as comparações e análises dos resultados. As influências do tipo de geogrelha, do tipo de solo, da tensão confinante e dos procedimentos de ensaioforam analisadas em detalhe no que se refere à rigidez e à resistência ao arrancamento das geogrelhas.

Descrição Arquivo
NA ÍNTEGRA  PDF  
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui