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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES OBJETIVANDO A INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA Autor: NEIDE DA FONSECA PARRACHO SANTANNA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
GILDA DE LA ROCQUE PALIS - ORIENTADOR
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12463
Catalogação: 11/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12463
Resumo:
Título: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE FRAÇÕES OBJETIVANDO A INTRODUÇÃO À ÁLGEBRA Autor: NEIDE DA FONSECA PARRACHO SANTANNA
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - COORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12463
Catalogação: 11/11/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12463@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12463
Resumo:
A idéia central desta tese foi trabalhar o conceito de
fração, identificando a
fração como número e representando esse número na reta
numérica, tendo como
base as recomendações e experiências realizadas por
Kathleen Hart, e
principalmente Hung-Hsi Wu. Um conjunto de atividades foi
desenvolvido,
constituindo uma proposta de ensino de frações, posta em
prática em turmas do
sétimo ano e oitavo ano do Colégio Pedro II durante os
anos letivos de 2006 e
2007. Parte substancial da tese é dedicada à descrição
dos procedimentos
metodológicos desenvolvidos para a aplicação dos
princípios teóricos defendidos
e de aspectos da implementação desses procedimentos em
sala de aula. Grande
número de exemplos das atividades realizadas é
apresentado, dando-se destaque
às resposta dos alunos às mesmas. O acompanhamento da
evolução dos alunos é
amplamente documentado. Os resultados são avaliados tanto
do ponto do vista
global quanto do ponto de vista de grupos diferenciados
de alunos em diferentes
níveis de qualificação prévia. O encaminhar de todo o
trabalho investigativo leva
a duas conclusões essenciais: a familiarização com o
campo algébrico é alcançada
com mais facilidade quando o conceito de fração é
trabalhado na forma proposta;
o envolvimento com as atividades e a compreensão pelos
alunos da construção
que estavam realizando em relação aos conceitos propostos
devolvem o interesse
das crianças pela aprendizagem da Matemática, fundamental
para o êxito de
qualquer proposta pedagógica.