XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THE INTERNET AND IMAGE: REPRESENTATIONS BY YOUNG UNIVERSITY STUDENTS Autor: FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12439
Catalogação: 31/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12439
Resumo:
Título: THE INTERNET AND IMAGE: REPRESENTATIONS BY YOUNG UNIVERSITY STUDENTS Autor: FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Nº do Conteudo: 12439
Catalogação: 31/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12439
Resumo:
This thesis aims mainly at the representations, through
words or images, which college freshmen make of the
Internet. This paper has as a basic premise
image as a visual representation, be it a drawing or a
text, based on authors such as Ave Appiano, Erwin Panofsky,
Jacques Aumont, Lorenzo Vilches, W. J. T.
Mitchell, among others, who understand image and text as
one unit. The research, developed with PUC-Rio students,
used a methodological design developed over
two successive periods. Firstly, an exploratory study was
carried out on the use and the representations of different
media, and, in particular, of the Internet, on
the part of university students. Secondly, a qualitative
investigation was carried out which used as data collecting
strategies the focal experimentation groups
proposed by Fern and Morgan and interviews. The data
obtained through the query applied at the first stage of
the investigation enabled eliciting the most
frequent representations of the Internet, from a sample of
995 youths, which were used to trigger discussions carried
out during the first part of the second stage, that
of the focal groups whose members were chosen by
intentional sampling. The second part of the group dynamics
allowed the obtaining productions such as
drawings or collages made by each and every member of the
focal groups, representing what youths expect from the
Internet. All these representations, expressed through
words and/or images, were first analyzed specifically within
each set. Based on studies such as those by Derrick de
Kerckhove, Lev Manovich, Pier Cesare Rivoltella, Roger
Fidler, Sherry Turkle, and Steven Johnson, an
analysis was carried out of the crossing of all the
empirical data collected; such analysis revolved around
some thematic axes: the naturalization of the Internet, its
symbolic representation in terms of speed, information,
communication, entertainment, globalization, labyrinth and
invisibility . The Internet is very present in the daily
lives of these youths, which can be verified by the great
attunement which they seem to have, besides a critical
posture before the Internet, all taken as a unit. Positive
and negative aspects of its use, its advantages and
disadvantages, its limitations, its usefulness, even its
dangers were elicited. This research also verified the
evident change of daily school and social habits for
these university students, confirming the importance of
visual literacy, as defined by Donis Dondis, for this new
manner of knowledge construction.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT, SUMMARY AND LISTS | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |