XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: INTERNET E IMAGEM: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS Autor: FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12439
Catalogação: 31/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12439
Resumo:
Título: INTERNET E IMAGEM: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS Autor: FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO
Nº do Conteudo: 12439
Catalogação: 31/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12439
Resumo:
Esta tese tem como objeto central as representações, por
palavras ou imagens, que jovens recém ingressos na
universidade fazem da Internet. O trabalho tomou como
premissa básica a imagem como representação visual, seja
ela desenho ou texto, apoiando-se em autores como Ave
Appiano, Erwin Panofsky, Jacques Aumont, Lorenzo Vilches,
W. J. T. Mitchell, entre outros, que pensam a imagem e
texto como uma unidade. A pesquisa, desenvolvida com
alunos da PUC-Rio, usou um desenho metodológico que se
desenvolveu em dois momentos sucessivos. No primeiro
momento, foi realizado um estudo de caráter
exploratório sobre o uso e representações de diferentes
mídias e, em particular, da Internet, por parte dos
universitários. O segundo momento foi constituído por uma
investigação de caráter qualitativo, tendo como estratégias
de coleta de dados o grupo focal de vivências proposto por
Fern e Morgan e a entrevista. Os dados colhidos no
questionário aplicado no primeiro momento da investigação
possibilitaram o levantamento das representações mais
freqüentes da Internet, numa amostra de 995 jovens,
representações essas que foram usadas como
disparadores da discussão havida dentro da primeira parte
do segundo momento, qual seja a dos grupos focais cujos
membros foram escolhidos dentro de uma
amostra intencional. A segunda parte da dinâmica realizada
nos grupos permitiu obter, também, produções em desenho ou
colagens realizadas por cada um dos componentes dos grupos
focais, representando o que o jovem espera da Internet.
Todas essas representações, expressas por palavras e/ou por
imagens foram analisadas, primeiramente, de forma
específica dentro de cada conjunto. Tendo
como referência estudos como os de Derrick de Kerckhove,
Lev Manovich, Pier Cesare Rivoltella, Roger Fidler, Sherry
Turkle, Steven Johnson, foi realizado igualmente a análise
do cruzamento de todos os dados empíricos recolhidos,
análise esta que se deu em torno de alguns eixos temáticos:
a naturalização da Internet, a sua representação simbólica
em termos de velocidade, informação, comunicação ,
diversão ,globalização. A Internet está muito presente no
cotidiano desses jovens, o que pode ser verificado através
da grande sintonia que demonstram ter, além de uma postura
crítica em relação à Internet, tomada como
uma unidade. Aspectos positivos e negativos com relação ao
seu uso, suas vantagens, desvantagens, limitações,
utilidade, e até seus perigos foram constatados. Outra
constatação desta pesquisa foi a evidente mudança de hábitos
cotidianos, escolares ou sociais para esses universitários,
ratificando a importância do alfabetismo visual, nos termos
propostos por Donis Dondis, para esta nova forma de
construção do conhecimento.