$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC|



Título: INTERNET E IMAGEM: REPRESENTAÇÕES DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): FLAVIA NIZIA DA FONSECA RIBEIRO

Colaborador(es):  MARIA APPARECIDA CAMPOS MAMEDE NEVES - Orientador
Número do Conteúdo: 12439
Catalogação:  31/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12439@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12439

Resumo:
Esta tese tem como objeto central as representações, por palavras ou imagens, que jovens recém ingressos na universidade fazem da Internet. O trabalho tomou como premissa básica a imagem como representação visual, seja ela desenho ou texto, apoiando-se em autores como Ave Appiano, Erwin Panofsky, Jacques Aumont, Lorenzo Vilches, W. J. T. Mitchell, entre outros, que pensam a imagem e texto como uma unidade. A pesquisa, desenvolvida com alunos da PUC-Rio, usou um desenho metodológico que se desenvolveu em dois momentos sucessivos. No primeiro momento, foi realizado um estudo de caráter exploratório sobre o uso e representações de diferentes mídias e, em particular, da Internet, por parte dos universitários. O segundo momento foi constituído por uma investigação de caráter qualitativo, tendo como estratégias de coleta de dados o grupo focal de vivências proposto por Fern e Morgan e a entrevista. Os dados colhidos no questionário aplicado no primeiro momento da investigação possibilitaram o levantamento das representações mais freqüentes da Internet, numa amostra de 995 jovens, representações essas que foram usadas como disparadores da discussão havida dentro da primeira parte do segundo momento, qual seja a dos grupos focais cujos membros foram escolhidos dentro de uma amostra intencional. A segunda parte da dinâmica realizada nos grupos permitiu obter, também, produções em desenho ou colagens realizadas por cada um dos componentes dos grupos focais, representando o que o jovem espera da Internet. Todas essas representações, expressas por palavras e/ou por imagens foram analisadas, primeiramente, de forma específica dentro de cada conjunto. Tendo como referência estudos como os de Derrick de Kerckhove, Lev Manovich, Pier Cesare Rivoltella, Roger Fidler, Sherry Turkle, Steven Johnson, foi realizado igualmente a análise do cruzamento de todos os dados empíricos recolhidos, análise esta que se deu em torno de alguns eixos temáticos: a naturalização da Internet, a sua representação simbólica em termos de velocidade, informação, comunicação , diversão ,globalização. A Internet está muito presente no cotidiano desses jovens, o que pode ser verificado através da grande sintonia que demonstram ter, além de uma postura crítica em relação à Internet, tomada como uma unidade. Aspectos positivos e negativos com relação ao seu uso, suas vantagens, desvantagens, limitações, utilidade, e até seus perigos foram constatados. Outra constatação desta pesquisa foi a evidente mudança de hábitos cotidianos, escolares ou sociais para esses universitários, ratificando a importância do alfabetismo visual, nos termos propostos por Donis Dondis, para esta nova forma de construção do conhecimento.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui