$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS NA ESCOLA: CAMINHOS DE APROPRIAÇÃO DA EXPERIÊNCIA MÍDIA-EDUCATIVA POR CRIANÇAS E JOVENS
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Autor(es): SIMONE MONTEIRO DE ARAUJO

Colaborador(es):  ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Número do Conteúdo: 12433
Catalogação:  30/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL

Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12433@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12433@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12433

Resumo:
O crescente desenvolvimento de práticas mídia-educativas na escola, especialmente daquelas relativas à produção de audiovisuais, vem gerando diversos estudos e pesquisas voltados, em grande parte, para esse tipo de atividade e seus efeitos na formação dos alunos. Esta dissertação tem como objetivo analisar tais práticas sob a ótica de crianças e jovens e suas formas de apropriação dessa experiência. Buscou-se, ainda, identificar como esses alunos avaliam suas próprias produções. O estudo envolveu, durante 5 meses, 25 alunos, com idades entre 10 e 15 anos, participantes de duas experiências realizadas em unidades da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro, ambas com reconhecida produção nessa área. Os principais procedimentos de estudo resultaram do desafio de combinar aspectos da pesquisa participante com o estudo de natureza etnográfica e envolveram a realização de observações e oficinas, além de entrevistas individuais e em grupos. A análise do material empírico buscou um diálogo interdisciplinar entre aportes teóricos de diferentes campos, especialmente os atuais estudos de recepção latino- americanos, as contribuições da sociologia da infância e estudos de juventude e mídia. Tais perspectivas privilegiam a relação de jovens espectadores com as diferentes mídias, como sujeitos ativos na produção de significados, tomando-os como atores críticos e criativos. O desenvolvimento de práticas mídia-educativas na escola considerou as abordagens de Pier Cesare Rivoltella e David Buckingham. Os resultados obtidos possibilitaram a identificação de contribuições próprias e originais das crianças e jovens envolvidos no estudo. Isso ratifica a necessidade de serem levadas em conta suas concepções, desejos e aspirações na proposição das diversas atividades que lhes são apresentadas na escola, bem como no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para esse setor.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT, SUMÁRIO E LISTAS  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui