XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: THROUGH A WIRE FENCE: INFANT EDUCATION, CULTURE AND THE CITY Autor: ELIANE FAZOLO FREIRE
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ADVISOR
Nº do Conteudo: 12384
Catalogação: 21/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12384
Resumo:
Título: THROUGH A WIRE FENCE: INFANT EDUCATION, CULTURE AND THE CITY Autor: ELIANE FAZOLO FREIRE
Nº do Conteudo: 12384
Catalogação: 21/10/2008 Idioma(s): PORTUGUESE - BRAZIL
Tipo: TEXT Subtipo: THESIS
Natureza: SCHOLARLY PUBLICATION
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12384@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12384
Resumo:
The purpose of the present thesis is to comprehend how the
relationship
between children of an Infant Education class at a
Municipal School, located in an
urban area downtown Rio de Janeiro City, and the cultural
expressions and
manifestations around the school occurs. Moved by an
ethnographic inspiration,
the researcher focused a group of children between 4 and 5
years old, whose
activities have been accompanied daily. The contexts
wherein these children live
have changed drastically in the last years, while social
and cultural factors
affected the way of living and the relations between people
and the world around
them. A new approach on experience leads us to believe that
the act of learning,
today, occurs not only inside the classroom, framed by the
roles played by the
formal school characters, but outside too, from the
experiences faced by the
students. The city itself, if taken as a field of research
and experimentation for
new subjectivities for the children and youngsters, allows
us to investigate how
these actors - in the present thesis, the children -
interact and live together, from
different models of social insertion. The theoretic
fundament was based on the
presumptions of the Infancy Sociology searching for the
children`s notions of
culture, from a point of view that considers childhood as a
social construction;
children are active actors in the building up of the
society where they live. The
field-work and the ethnographic reports on the field-book
call the attention of the
readers to the fact that each child is a being that
participates in the construction of
significant actions shared by the collectivity, as well as
in the organization as a
social group. These reports also indicate the socialization
processes performed by
the children themselves, when they try to manage the
heterogeneity of their roles,
identities and social positions.
Descrição | Arquivo |
COVER, ACKNOWLEDGEMENTS, RESUMO, ABSTRACT AND SUMMARY | |
CHAPTER 1 | |
CHAPTER 2 | |
CHAPTER 3 | |
CHAPTER 4 | |
CHAPTER 5 | |
CHAPTER 6 | |
REFERENCES AND ANNEX |