$$\newcommand{\bra}[1]{\left<#1\right|}\newcommand{\ket}[1]{\left|#1\right>}\newcommand{\bk}[2]{\left<#1\middle|#2\right>}\newcommand{\bke}[3]{\left<#1\middle|#2\middle|#3\right>}$$
X
INFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS


As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.

A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.

A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.

A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital

Avançada


Estatísticas | Formato DC |



Título: OS NÓS, O LAÇO E A REDE: CONSIDERAÇÕES SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL
Autor: CELSO SANCHEZ PEREIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  HEDY SILVA RAMOS DE VASCONCELLOS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12372
Catalogação:  20/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12372@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12372@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12372

Resumo:
Este trabalho visa realizar uma análise do processo de institucionalização da educação ambiental (EA) brasileira. Para tal, discute as tensões, consensos, distanciamentos entre os principais setores protagonistas da EA no Brasil: as instâncias oficiais da EA no âmbito do governo federal e a REBEA (Rede Brasileira de Educação Ambiental). O estudo sustenta sua análise na perspectiva da teoria crítica, discute as relações entre estado e sociedade no campo da EA pelo viés de Souza Santos, tece considerações sobre a estruturação e organização do movimento ambientalista no campo da EA, em rede, adotando a perspectiva das redes preconizada por Castells, Latour, Maturana e outros. A pesquisa apresenta uma análise da trajetória histórico- política da EA brasileira, bem como trabalho de campo que pode ser descrito como uma consulta a alguns educadores ambientais. Foram entrevistados três grupos: atores dirigentes governamentais, facilitadores da REBEA e participantes da REBEA com visões antagônicas a atual secretaria executiva dessa rede. Os resultado das entrevistas contribuíram para a compreensão do processo de institucionalização da EA no Brasil, uma vez que cada grupo representou um espaço diferente neste processo.Podemos concluir que foi possível identificar neste trabalho a institucionalização da EA no Brasil tanto no seu aspecto jurídico quanto político. Observou-se também que há uma postura de parceria entre os movimentos sociais, representados pela REBEA, em substituição a, ainda existente nos anos 2000, postura reivindicatória e denuncista mais presente nos movimentos sociais nos anos 80. Desta forma, identificou-se a institucionalização da EA ocorreu de forma consoante com o movimento de redemocratização do país, refletido também em outras áreas de governo. Pôde-se observar a participação da REBEA no fomento e na produção de políticas públicas para atender as novas demandas sociais, bem como se verificou que a REBEA teve uma participação importante na formação dos quadros ministeriais no âmbito do governo federal, participando das linhas de atuação, programas e ações de governo. Com as estruturas de Estado sendo ocupadas por pessoas de origem na REBEA, o movimento social representado neste setor, acabou servindo como eixo propagador, disseminador das políticas e ações de governo, criando tensões e aproximações características que marcam o cenário da EA nacional.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
CAPÍTULO 6  PDF
CAPÍTULO 7  PDF
CAPÍTULO 8  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
Logo maxwell Agora você pode usar seu login do SAU no Maxwell!!
Fechar Janela



* Esqueceu a senha:
Senha SAU, clique aqui
Senha Maxwell, clique aqui