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A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
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Coleção Digital
Título: DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ÀS MEDIAÇÕES DOS SUJEITOS - ADULTOS E CRIANÇAS - NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: TATIANA DE FREITAS ORDONHES DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12368
Catalogação: 20/10/2008 Liberação: 20/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12368
Resumo:
Título: DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ÀS MEDIAÇÕES DOS SUJEITOS - ADULTOS E CRIANÇAS - NA EDUCAÇÃO INFANTIL Autor: TATIANA DE FREITAS ORDONHES DE MELLO
Nº do Conteudo: 12368
Catalogação: 20/10/2008 Liberação: 20/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12368
Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar o que significa
ou
pode significar ser
um professor mediador na educação de crianças pequenas. O
trabalho é
embasado pelo conceito de mediação semiótica de Vigotski,
pelo conceito de
signo de Bakhtin e pelo referencial da Sociologia da
Infância. Além disso, os
textos teóricos da década de 90 e 2000, que tratam do
tema
da mediação do
professor são referências para o estudo. Com o foco
direcionado para as relações,
a pesquisa busca conhecer quais os tipos de mediação
realizadas pelos sujeitos
adultos e crianças que integram duas turmas de educação
infantil em uma escola
de ensino fundamental, compreendendo como eles se
concebem
e concebem suas
ações na escola. No contexto do trabalho de campo, as
relações entre crianças,
adultos e signos mediadores permitiram a percepção de
algumas recorrências e,
também, algumas diferenças nos tipos de mediações que
ocorrem no cotidiano de
cada grupo. No caso das mediações dos adultos com as
crianças das turmas A
(crianças de 4 anos) e B (crianças de 5 anos), são
presentes as mediações do tipo
organizadoras, as do tipo desafiadoras no que diz
respeito
à convivência com os
colegas, as mediações do tipo informativas e as mediações
do tipo instrutivas, ou
seja, siga o modelo do professor. No caso das mediações
de
crianças com
crianças e com adultos, foram observadas as que as
crianças
solicitam a
participação direta do adulto para resolver algo que
sozinhas não conseguiram, as
que se inspiram nas falas ou atitudes do adulto sem a
presença direta deste em
suas ações e as mediações que vão além do modelo adulto.
Nestas relações,
signos revelam idéias e concepções importantes para uma
discussão sobre as
práticas escolares para/ com as crianças pequenas.
Descrição | Arquivo |
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO | |
CAPÍTULO 1 | |
CAPÍTULO 2 | |
CAPÍTULO 3 | |
CAPÍTULO 4 | |
CAPÍTULO 5 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS |