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Título: DA MEDIAÇÃO DO PROFESSOR ÀS MEDIAÇÕES DOS SUJEITOS - ADULTOS E CRIANÇAS - NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Autor: TATIANA DE FREITAS ORDONHES DE MELLO
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):  SONIA KRAMER - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12368
Catalogação:  20/10/2008 Idioma(s):  PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo:  TEXTO Subtipo:  TESE
Natureza:  PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota:  Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368@1
Referência [en]:  https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12368@2
Referência DOI:  https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12368

Resumo:
O objetivo desta dissertação é analisar o que significa ou pode significar ser um professor mediador na educação de crianças pequenas. O trabalho é embasado pelo conceito de mediação semiótica de Vigotski, pelo conceito de signo de Bakhtin e pelo referencial da Sociologia da Infância. Além disso, os textos teóricos da década de 90 e 2000, que tratam do tema da mediação do professor são referências para o estudo. Com o foco direcionado para as relações, a pesquisa busca conhecer quais os tipos de mediação realizadas pelos sujeitos adultos e crianças que integram duas turmas de educação infantil em uma escola de ensino fundamental, compreendendo como eles se concebem e concebem suas ações na escola. No contexto do trabalho de campo, as relações entre crianças, adultos e signos mediadores permitiram a percepção de algumas recorrências e, também, algumas diferenças nos tipos de mediações que ocorrem no cotidiano de cada grupo. No caso das mediações dos adultos com as crianças das turmas A (crianças de 4 anos) e B (crianças de 5 anos), são presentes as mediações do tipo organizadoras, as do tipo desafiadoras no que diz respeito à convivência com os colegas, as mediações do tipo informativas e as mediações do tipo instrutivas, ou seja, siga o modelo do professor. No caso das mediações de crianças com crianças e com adultos, foram observadas as que as crianças solicitam a participação direta do adulto para resolver algo que sozinhas não conseguiram, as que se inspiram nas falas ou atitudes do adulto sem a presença direta deste em suas ações e as mediações que vão além do modelo adulto. Nestas relações, signos revelam idéias e concepções importantes para uma discussão sobre as práticas escolares para/ com as crianças pequenas.

Descrição Arquivo
CAPA, AGRADECIMENTOS, RESUMO, ABSTRACT E SUMÁRIO  PDF
CAPÍTULO 1  PDF
CAPÍTULO 2  PDF
CAPÍTULO 3  PDF
CAPÍTULO 4  PDF
CAPÍTULO 5  PDF
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ANEXOS  PDF
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