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Coleção Digital
Título: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA: A RELEVÂNCIA DO EMPOWERMENT, PARTICIPAÇÃO E DIALOGICIDADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROSANE CARVALHO LOPES
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 12353
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12353@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12353@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12353
Resumo:
Título: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA PERSPECTIVA DA TEORIA EDUCACIONAL CRÍTICA: A RELEVÂNCIA DO EMPOWERMENT, PARTICIPAÇÃO E DIALOGICIDADE Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO Autor(es): ROSANE CARVALHO LOPES
Colaborador(es): RALPH INGS BANNELL - Orientador
Número do Conteúdo: 12353
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12353@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12353@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12353
Resumo:
A presente tese tem como propósito geral analisar, no
contexto da Promoção da Saúde, as concepções das
categorias de empowerment, participação e dialogicidade a
partir da Teoria Educacional Crítica (TEC). Como objetivos
específicos, estabeleceram-se: identificar nas Cartas e
Declarações sobre Promoção da Saúde, produzidas no
período compreendido entre 1986 a 2005, as concepções
apresentadas de empowerment, participação e
dialogicidade; e, caracterizar as temáticas e os sentidos
que estas concepções expressam, respectivamente em cada
um destes documentos, a partir da discussão fundamentada
na Teoria Educacional Crítica. Trata-se de uma análise
documental essencialmente qualitativa, cujo corpus de
texto foi composto por sete fontes documentais. Como
ferramental de análise elegeu-se um conjunto de técnica e
procedimentos da Análise de Conteúdo Temática visando sua
interpretação. Tem como corpus de análise Conferências de
âmbito internacional sobre Promoção da Saúde, divulgadas
pela Organização Mundial da Saúde e pela Organização Pan-
Americana da Saúde. Os resultados obtidos apontam que os
sentidos do empowerment, nos documentos oficiais de
Promoção da Saúde, focalizam a transferência do
conhecimento e o desenvolvimento de potencialidades,
enquanto que a participação apresenta-se
predominantemente com o sentido de controle
social, poder de decisão e poder. Merece destaque que a
concepção de dialogicidade não se faz presente nos
documentos. Entende-se assim que estas concepções e
sentidos, tal qual apresentados, não contemplam a práxis
transformadora, um dos princípios essenciais tanto da
Promoção da Saúde como da Teoria Educacional Crítica.
Sugere-se que, para que sujeitos e coletivos na área
da saúde concretizem as propostas contidas nas Cartas e
Declarações de Promoção da Saúde, faz-se necessário as
contribuições da Teoria Educacional Critica.