XINFORMAÇÕES SOBRE DIREITOS AUTORAIS
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
As obras disponibilizadas nesta Biblioteca Digital foram publicadas sob expressa autorização dos respectivos autores, em conformidade com a Lei 9610/98.
A consulta aos textos, permitida por seus respectivos autores, é livre, bem como a impressão de trechos ou de um exemplar completo exclusivamente para uso próprio. Não são permitidas a impressão e a reprodução de obras completas com qualquer outra finalidade que não o uso próprio de quem imprime.
A reprodução de pequenos trechos, na forma de citações em trabalhos de terceiros que não o próprio autor do texto consultado,é permitida, na medida justificada para a compreeensão da citação e mediante a informação, junto à citação, do nome do autor do texto original, bem como da fonte da pesquisa.
A violação de direitos autorais é passível de sanções civis e penais.
Coleção Digital
Título: A MULTIMODALIDADE DO GÊNERO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: IMAGEM, TEXTO E FUNÇÃO Autor: CRISTINA HELENA EVELYN TINOCO TEIXEIRA
Instituição: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO - PUC-RIO
Colaborador(es):
BARBARA JANE WILCOX HEMAIS - ORIENTADOR
Nº do Conteudo: 12350
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12350@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12350@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12350
Resumo:
Título: A MULTIMODALIDADE DO GÊNERO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA INGLESA: IMAGEM, TEXTO E FUNÇÃO Autor: CRISTINA HELENA EVELYN TINOCO TEIXEIRA
Nº do Conteudo: 12350
Catalogação: 14/10/2008 Idioma(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TESE
Natureza: PUBLICAÇÃO ACADÊMICA
Nota: Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
Referência [pt]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12350@1
Referência [en]: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=12350@2
Referência DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.12350
Resumo:
Esta pesquisa consiste numa investigação sobre a
multimodalidade
presente no gênero livro didático de língua inglesa, onde
textos verbais e nãoverbais
dialogam para a construção de significado. A função do
gênero se traduz
em objetivos de ensino/aprendizagem do idioma, e, embora
pré-determinados
pelos produtores do gênero livro didático, os objetivos
estão subjacentes à
utilização desses diferentes modos semióticos no livro
didático. O estudo
examinou a visão que os aprendizes têm dos elementos
visuais e verbais no livro
didático em relação a esses objetivos de
ensino/aprendizagem de inglês. A
finalidade do estudo foi de avaliar o uso dos modos
semióticos na produção dos
livros, fazendo uma relação com a recepção dos mesmos e
refletindo sobre o
processo de produção dos livros. O estudo das percepções
e
da multimodalidade
presente no gênero foi feito sob a ótica de teorias de
ensino/aprendizagem, gênero
discursivo, e análise de imagens e de textos multimodais.
Para a análise, foi
utilizada uma amostra de unidades em livros desenvolvidos
no Brasil para o
ensino de inglês como língua estrangeira e adotados na
instituição onde foram
elaborados. Foram realizadas entrevistas com os
aprendizes,
em grupo, nessa
mesma instituição, para a avaliação das suas percepções
quanto às funções das
unidades nos livros didáticos. Foram analisadas, também,
as
percepções destes
aprendizes/usuários quanto aos aspectos da
multimodalidade,
avaliando o peso de
diferentes elementos na composição das unidades. Nesta
pesquisa foram
identificados possíveis problemas com as imagens em
relação
ao texto, imagens e
recursos visuais em relação ao sentido objetivado, e
problemas quanto à
organização composicional destes modos semióticos nas
unidades, o que sugere
várias questões sobre o processo de produção dos livros.
Portanto, argumenta-se
pela necessidade de se aprimorar os conhecimentos dos
produtores deste gênero,
em termos de multimodalidade, em prol da aplicação
efetiva
dos aspectos dos
diversos modos semióticos, visando uma aprendizagem
efetiva
de língua.